Foto: Tearle Pinheiro |
A cidade de Aquiraz foi sede do XI Jogos dos Povos Indígenas do Ceará, nos dias 18 a 21 de janeiro. Foi um momento de integração e resgate cultural dos povos indígenas que contou com a participação de 900 indígenas de 15 etnias e 19 municípios.
“Os jogos é um momento único que une nossos povos indígenas e fomenta o esporte por meio das modalidades indígenas”, disse o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro.
A indígena, Lucilene Tabajara, do município de Monsenhor Tabosa, da modalidade de arco e flecha disse que é um prazer fazer o intercambio entre os povos na competição. “Eu participo dos jogos indígenas pela terceira vez, na primeira vez que eu participei foi no município de Itarema e conquistei o primeiro lugar no arco e flecha, sempre eu me inscrevo para participar no arco e flecha, e é um prazer e uma honra estar participando dos jogos indígenas e fazendo esse intercambio com os povos”, afirmou.
Os jogos contaram com as disputas em nove modalidades esportivas e tradicionais, dentre elas o Arco e Flecha, Arremesso de Lança, Cabo de Guerra, Corrida da Tora, Corrida Revezada com maraca, Futebol de Campo, Nado livre, Queda de Braço e Tiro de baladeira.
Foto: Tearle Pinheiro |
0 Comentários