Oficina terapêutica de Carnaval leva momentos de relaxamento a mães no Hospital Geral Dr. César Cals

 Foto:Thiago Freitas

 

Cores vibrantes, texturas e diversidade de materiais estiveram na Oficina Terapêutica de Carnaval do Serviço de Acolhimento Materno do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC). A atividade, realizada na manhã desta quinta-feira (8), faz parte das ações de Terapia Ocupacional direcionadas às mães que acompanham os filhos internados no Centro de Neonatologia da unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Elas tiveram a oportunidade de confeccionar adereços carnavalescos, em um momento de relaxamento.

“A gente busca oferecer um acompanhamento onde as mães se sintam bem. Com a oficina, procuramos diminuir a ansiedade, o estresse, os medos, as angústias, as dificuldades enfrentadas pela chegada prematura dos filhos. O momento também favorece a produção de leite materno, o que ajuda a diminuir o tempo de internamento do bebê”, aponta Cláudia Hemerita, coordenadora de Terapia Ocupacional.

Thayná Almeida, 30, designer de sobrancelha, acompanha o filho no HGCC desde o dia 6 de dezembro, quando o bebê foi para a UTI. Ele passou um mês e 20 dias no local. Para ela, a oficina proporciona alegria e descontração, além de oportunidade fazer amizades, sendo um momento de partilha e apoio. “Eu estou achando muito legal. A gente se distrai, aprende mais, tira o foco de outros problemas. É uma coisa que alegra, ainda mais agora na época do Carnaval”, afirma Almeida.

Quem também se sente beneficiada é Francisca Graça Richelle, 33, mãe de Pedro Henrique, seu primeiro filho, que está na UTI desde o dia 21 de janeiro. “É um momento único. Eu gostei bastante, foi muito divertido, a gente se entrosa umas com as outras, aprende coisas novas com o artesanato. Eu me sinto mais relaxada e consigo esquecer os problemas”, revela Richelle.


Foto:Thiago Freitas

Durante a oficina, elas também foram envolvidas pelo ritmo carnavalesco. Um momento de descontração para animar e favorecer o clima de festa. Além de ocupar a mente com as atividades da oficina, elas foram embaladas com muita música.

O Serviço de Acolhimento Materno do HGCC acompanha mães e pais também. Eles passam o dia no Hospital e participam dos cuidados e atenção aos filhos. Atualmente, 25 mães vão ao hospital, diariamente, para a unidade hospitalar.

Postar um comentário

0 Comentários