Consumidor passou a fazer compras menores e ir mais vezes aos mercados e atacarejos

 

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Já faz um tempo que os padrões de consumo no varejo alimentar estão passando por uma transformação significativa. Segundo dados recentes da Scanntech, empresa líder em inteligência para o setor, observa-se uma mudança no comportamento do consumidor, que tem ido mais vezes às lojas (mercados e atacarejos), optando por compras menores e está mais condicionado a realizar compras por impulso (até 100 reais) que correspondem a 65,4% em 2023, seguido dos gastos para reposição ( compras de R$101 até 500 reais) com 30,4%., reflexo não apenas da melhoria na renda média, mas também de uma adaptação aos novos cenários.

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Em termos de fluxo, a partir do segundo trimestre de 2023, observa-se uma desaceleração frente ao mesmo período de 2022.

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Já em fevereiro de 2024, nota-se que o fluxo em lojas cresceu 3,3% em relação ao mesmo período de 2023. No detalhe, o consumidor costuma ir mais às lojas nas terças e quartas-feiras, enquanto os maiores faturamentos são registrados aos sábados, devido ao aumento do ticket médio nesses dias. E a maioria das compras, ocorre no período entre 18h e 20h, com a cesta de mercearia sendo mais importante até às 18h, e a cesta de bebidas ganhando destaque a partir das 20h. “Os dados refletem não apenas as mudanças nos hábitos de consumo, mas também insights valiosos para os varejistas se adaptarem e ajustarem suas estratégias para melhor atender às demandas dos shoppers que segue em constante evolução”, conclui Priscila Ariani, diretora de marketing da Scanntech.

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Sobre a Scanntech

Usada por 8 em cada 10 top varejistas do canal alimentar e por mais de 250 das maiores indústrias, a Scanntech segue revolucionando o modo de se usar informações de mercado. A companhia desenvolveu uma plataforma de inteligência granular, ágil e acionável, que permite a identificação das maiores oportunidades, alavancando os resultados do varejo, da indústria e dos distribuidores, aproximando os parceiros comerciais. Ao todo, analisa dados de mais de R$ 680 bilhões do faturamento do varejo brasileiro a nível ticket de venda, por meio de uma base robusta e granular de mais de 40 mil PDVs automaticamente, sem manipulação humana, para oferta de insights.






 



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