Grandes shows e festivais de música movimentam o setor de turismo em 2024

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Além de proporcionar novas experiências e encontros de fãs com seus ídolos, os festivais de música e grandes shows se tornaram impulsionadores do turismo nacional. Seja para prestigiar artistas nacionais ou internacionais, o hábito de viajar para shows tem se tornado cada vez mais comum entre os brasileiros e proporciona aumento significativo nos índices do setor — principalmente na hotelaria.

Neste mês, nos dias 22, 23 e 24, o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, recebe mais uma edição do Lollapalooza. Blink-182, Arcade Fire, Limp Bizkit, Kings of Leon, Sam Smith, SZA, Greta Van Fleet e muitos outros artistas nacionais e internacionais se apresentam no evento. Em último levantamento realizado em janeiro pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (ABIH-SP), a estimativa era de uma ocupação de 63,50% nos dias do evento na cidade de São Paulo, mas esse número ainda pode aumentar.

De acordo com a Maxmilhas — travel tech que oferece formas inteligentes para a pesquisa e compra de passagens aéreas promocionais, hotéis e pacotes de viagem —, o aumento de reservas na capital paulista durante o Lollapalooza chegou a 70% em 2023 em relação ao mesmo período de 2022, com média de 2 diárias de hospedagem. Em relação ao final de semana anterior ao evento, o aumento foi de 30%. Segundo dados do Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo (OTE), o Lollapalooza Brasil de 2023 movimentou cerca de R$ 931,3 milhões de forma direta e indireta. A pesquisa ainda aponta que cada turista gastou cerca de R$3.499,02 na cidade.

O megafestival The Town, que foi realizado pela primeira vez em setembro de 2023 também exemplifica o impacto dos grandes eventos no turismo. Realizado pelos organizadores do Rock in Rio, a primeira edição do festival teve Bruno Mars, Post Malone, Maroon 5 e Foo Fighters como atrações principais e chegou a receber cerca de 500 mil pessoas. Ainda segundo a Maxmilhas, houve aumento de cerca de 46% no número de reservas de hospedagem nesse período na cidade de São Paulo em relação ao ano anterior. A média de estadia na cidade foi de 3 diárias e os dados atestam, mais uma vez, a força dos grandes eventos no circuito do turismo nacional.

Apesar de atualmente receber a maioria dos megafestivais, São Paulo não é a única casa desse tipo de evento: a última edição do Rock in Rio, em 2022, fez com que o número de hospedagens na cidade maravilhosa crescesse 168% em relação ao mesmo período do ano anterior — quando não houve realização do festival. Com todos os sete dias esgotados e 300 shows, o evento levou cerca de 700 mil pessoas para a Cidade do Rock e, de acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), movimentou mais de R$1,7 bilhão na economia da capital fluminense.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram ainda que em novembro de 2023, o volume de serviços prestados no Brasil cresceu 0,4%, depois de uma sequência de três meses negativos. O IBGE apontou os shows de Taylor Swift no país entre os fatores responsáveis pela alta do setor.

“O calendário de megaeventos do Brasil está cada vez mais cheio e diverso. Analisando essas oportunidades e estudando as preferências dos viajantes, os eventos são momentos propícios para que a hotelaria e as outras frentes do turismo potencializem serviços e seu faturamento. Na vertical de hotéis da Maxmilhas, o aumento na procura de hospedagens durante eventos de destaque é significativo e, considerando a agenda nacional, a tendência é que o impacto nos índices anuais da frente seja ainda maior”, comenta Tahiana D'Egmont, Diretora de Marketing da Maxmilhas.  

O país vai receber diversos shows internacionais este ano, alguns ainda no primeiro semestre, como a turnê “I Wanna Be Tour”, que está passando por várias cidades brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Recife) e reúne bandas como Simple Plan, A Day to Remember, All-American Rejects, All Time Low e The Used. Além disso, até junho, Jonas Brothers, Louis Tomlinson, Karol G, Interpool e IVE passam pelo Brasil, com expectativas de movimentar bastante a economia e o fluxo de viajantes.

SOBRE A MAXMILHAS 

A Maxmilhas é uma plataforma pioneira de pesquisa, comparação e compra de passagens aéreas mais econômicas, que oferece combinações inteligentes de tarifas, entre elas, passagens emitidas com milhas de pessoas cadastradas no site. Em 2021, ainda na superação da pandemia da Covid-19, lançou novos produtos: pacotes exclusivos de viagens e reserva de hotéis no mundo todo com descontos. Criada em 2013, em Belo Horizonte (MG), revolucionou o mercado de viagens sendo o primeiro marketplace de passagens aéreas com milhas para o consumidor final e já realizou mais de 10 milhões de viagens. Ao longo de sua trajetória, a travel tech integrou o programa da Endeavor (2017), foi eleita Startup do Ano pelo Startup Awards (2017), entrou no ranking das revistas Época Negócios e PEGN das "100 Startups Brasileiras para Ficar de Olho” (2018), conquistou o Prêmio E-Commerce Brasil de Inovação (2018) e foi escolhida, em 2021, pela 5ª vez consecutiva, uma das melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais, seguindo no top 10 do ranking regional do GPTW. A empresa também integra o ranking nacional do GPTW de melhores empresas de Tecnologia para se trabalhar, além do ranking de Hotelaria e Turismo.  



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