Divulgação |
A 5ª edição do Projeto ANTAQ na Escola contou com a participação da ArcelorMittal e teve como tema “Logística Portuária e oportunidades de carreira”. Estiveram presentes cerca de 170 alunos, com idade de 15 a 18 anos, do Curso Técnico em Portos da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Ângela da Silveira Borges, localizada na Praia do Futuro. A iniciativa da Unidade Regional da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) tem o objetivo de contribuir com a formação profissional desses jovens, ao proporcionar a interação com profissionais de logística e do setor portuário, e apresentar as oportunidades de carreira. O encontro ocorreu na última quinta-feira (25/4).
A programação foi realizada no auditório do Centro Vocacional Tecnológico Portuário da Companhia Docas do Ceará (CDC), no Porto de Fortaleza, atual sede do Comando da Polícia Militar para Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac). O evento contou com a participação de palestrantes de empresas e órgãos públicos com atuação no setor portuário.
Oportunidade em operações logísticas
O gerente de Área de Operações Logísticas, Rannieri Moreira, falou ao público sobre a maior produtora de aço do Brasil e da América Latina e compartilhou sua trajetória profissional, iniciada com a graduação em Engenharia Elétrica. “Eu queria deixar com vocês um incentivo e a clareza de que, dificuldades e incertezas vocês vão ter, mas cabe a cada um correr atrás e suplantar essas dificuldades”, encorajou.
Rannieri também incentivou os jovens a acessarem os vídeos do projeto Engenharias que Transformam, no YouTube, para conhecerem histórias de outros profissionais que escolheram a carreira na siderurgia, e divulgou as portas de entrada da empresa, destacando os Programas de Estágio com inscrições abertas até 30/4. “Só aqui no Ceará, são 2.600 empregados diretos. A gente gera 20 mil empregos diretos e indiretos”, informou.
O chefe da Unidade Regional de Fortaleza da Antaq, Roni Perez de Mello, agradeceu a presença da ArcelorMittal. “Ela agrega mais ainda ao evento, porque mostra os usuários do sistema portuário, as empresas que dependem da atividade portuária para alcançar os seus objetivos. A ArcelorMittal é uma empresa que tem força no sentido de capacidade de empregabilidade e eu acredito que seja uma forma dos alunos perceberem também que existem grandes possibilidades que vão além até do setor portuário, mas das empresas que são usuárias do sistema portuário”, ressaltou.
O professor Ludmir Gomes, da Escola Profissionalizante do Curso de Portos no Mucuripe, gerencia o projeto ANTAQ na Escola desde 2015. A cada ano, 50% desses alunos são aproveitados no mercado de trabalho, em diversas empresas da área portuária. “Ficamos felizes com a presença da ArcelorMittal aqui, contribuindo com a formação e inserção deles, ao compartilhar experiências e informações do setor siderúrgico”, afirmou.
Futuro promissor
A estudante Ana Marry tem 18 anos, está no terceiro ano do Ensino Médio da escola profissional e sonha em atuar, futuramente, no despacho aduaneiro. Ela ficou entusiasmada em ouvir a ArcelorMittal no evento. “É uma empresa muito bem conhecida e que está trazendo mais informações sobre as portas de entrada. Também é interessante para aquelas pessoas que querem ingressar no comércio exterior”, compartilhou.
Palestraram no evento também representantes da Marinha do Brasil, Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério do Trabalho, Companhia Docas do Ceará – CDC (Porto de Fortaleza), Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP S.A., TERGRAN - Terminais de Grãos Fortaleza Ltda, CMA Terminals do Brasil Ltda, HMS Brasil Agência Marítima e TERMAP - Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza. Cada convidado contou com o tempo de 15 minutos para uma apresentação de sua instituição/empresa e trajetória profissional.
0 Comentários