Safra 2024 surpreende nos olivais da marca gaúcha de azeites Prosperato

Foto: Fernando K_Prosperato2

Apesar da preocupação devido às frequentes chuvas ao longo do ano passado e da expectativa de quebra, a colheita das azeitonas da safra 2024 apresentou resultados surpreendentes nos olivais da marca gaúcha de azeites Prosperato, localizados na região da Costa Doce, em Barra do Ribeiro e Sentinela do Sul, e na Campanha, em São Sepé e Caçapava do Sul.
 
Inicialmente, as chuvas que ocorreram no mês de setembro atrapalharam a floração das oliveiras. Por outro lado, a precipitação também foi importante para formação do azeite na fruta, resultando em um rendimento melhor.

“As chuvas entre novembro e dezembro foram benéficas e auxiliaram na lipogênese da azeitona, processo em que ocorre a transformação da água que fica no interior da fruta em azeite. Se a oliveira não tiver água suficiente neste período, os frutos serão menores, assim como a quantidade de azeite produzido”, explica Rafael Marchetti, diretor da Prosperato.
 
Outro ponto positivo, além do rendimento, é a quantidade de frutas por oliveira. “A expectativa após setembro realmente era desanimadora. Alguns produtores estimavam uma redução de até 90% no início da colheita e, apesar de não alcançar os volumes do ano anterior, a safra 2024 está superando as perspectivas que tínhamos no começo. Percebemos uma redução de cerca de 30% nos nossos olivais, menor do que o esperado”, afirma Marchetti.

A previsão de lançamento dos novos azeites da marca está para o início de maio, mas a Prosperato já criou uma lista de espera para os interessados nos produtos da nova safra, que pode ser acessada aqui




Postar um comentário

0 Comentários