Congresso Internacional de Shopping Centers debate o varejo nacional, perspectivas globais e transformação digital no primeiro dia de evento

 

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O início da 18° Congresso Internacional de Shopping Centers, e da Exposhopping - a maior feira de negócios do segmento -, nesta quarta-feira (22/6), foi marcado por importantes discussões sobre o cenário do varejo nacional, perspectivas globais, transformação digital, saúde mental e inclusão, além trazer especialistas para debaterem as principais tendências em design, iluminação, paisagismo nos shopping centers.

No painel de abertura, Glauco Humai, presidente da Abrasce, Carlos Betancourt, presidente da CLICC, e a jornalista Juliana Rosa compartilharam insights em uma discussão sobre o novo varejo, com destaque para transformação do setor impulsionada pelos avanços tecnológicos e pela mudança no comportamento do consumidor. O painel enfatizou a importância de estratégias omnichannel na integração de canais físicos e digitais para fornecer uma experiência de compra integrada para os clientes.

Na esteira da revolução digital, um painel com Viviane de Castro, diretora comercial, B2B e treinamento da Vivara, em conjunto com Andrea Iorio, professor de MBA na Fundação Dom Cabral, trouxe o case de sucesso da joalheria Vivara. A marca realizou o lançamento de seu website em 2012 e iniciou seu projeto de omnicanalidade em 2016. Durante a pandemia, o processo de digitalização foi acelerado e a companhia executou o plano de 5 anos em apenas três meses.

Com a presença de Oliver Stuenkel, professor da FGV, Denise de Pasqual, diretora comercial da Tendências Consultoria, Heni Ozi, cientista político, e Maílson da Nóbrega, economista e ex-ministro da Fazenda, um talk show sobre o cenário global e seus impactos na América Latina abordou a preparação do Brasil para desafios econômicos futuros, enfatizando duas questões principais: a sustentabilidade e a resiliência diante de crises. Stuenkel destacou que o Brasil está posicionado estrategicamente para aproveitar tanto a transição verde global quanto o potencial como superpotência petrolífera. Nóbrega apontou os obstáculos internos do País, como a baixa produtividade e o desafio fiscal crescente, evidenciando a necessidade urgente de reformas estruturais.

O empresário e medalhista olímpico Diego Hypólito esteve no palco com o psicanalista Christian Dunker para uma palestra sobre saúde mental e a necessidade da compreensão e superação de adversidades emocionais. O atleta destacou a influência da irmã na ginástica, suas grandes conquistas e adversidades, especialmente suas quedas nas Olimpíadas de 2008, em Pequim e 2012, em Londres. Hypólito discutiu abertamente suas lutas contra doenças mentais, como depressão, e a necessidade de buscar ajuda psicológica, destacando a importância de aceitar vulnerabilidades e aprender com as quedas para se fortalecer.

Encerrando os painéis do primeiro dia do evento na área do Congresso, a consultora de diversidade Bielo Pereira e a gerente de diversidade, equidade e inclusão da Sephora, Marcele Gianmarino, discutiram sobre a importância contínua da diversidade e inclusão nas organizações. Elas destacaram que estes temas não são apenas tendências passageiras, mas fundamentais para a reputação e sucesso empresarial, enfatizando a atual necessidade de eliminar preconceitos e criar ambientes inclusivos para todos, incluindo comunidades historicamente marginalizadas como pessoas trans. A Sephora foi citada como case, com implementação de políticas de diversidade, incluindo metas de representação e acessibilidade em suas lojas, enquanto também treina suas lideranças para ser inclusiva.

Exposhopping 

Paralelamente ao Congresso, a Abrasce realiza a Exposhopping 2024, a maior feira de negócios do setor de shopping centers, que conta com um público altamente selecionado e inclui os principais decisores de shoppings e grupos empreendedores, além de fornecedores de todos os segmentos.

Este ano, a feira terá uma área exclusiva dedicada à gastronomia (Espaço Gourmet), às tendências do setor, além de um espaço inédito: a Arena Universidade.

Em seu dia de estreia, o espaço recebeu os especialistas Fábio Aurichio, sócio-fundador da ACIA Arquitetos, Jayme Lago, sócio fundador do JLM Arquitetos e Jeremy McMullin, presidente e designer chefe da DesignCorp International, com mediação da arquiteta, escritora e apresentadora Stephany Ribeiro, para uma conversa sobre tendências de design, iluminação e paisagismo que transformam os shoppings em espaços acolhedores e inspiradores.

Entre as tendências destacadas pelos especialistas, está a necessidade de criar espaços que, cada vez mais, sejam um lugar de contato para os clientes. Jeremy McMullin destaca que hoje as âncoras dos shoppings são os espaços de convivência e que em um shopping existem diversos espaços possíveis de serem customizados e personalizados de modo a fazer com que o cliente se sinta pertencente - e é assim que o futuro deve ser.

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