Unifor segue como a melhor universidade particular do Norte/Nordeste no ranking THE Impact

Foto: Ares Soares

 

A Universidade de Fortaleza - instituição da Fundação Edson Queiroz - figura novamente na lista das melhores universidades que buscam metas de desenvolvimento sustentável. Segundo o ranking THE Impact 2024, elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE), divulgado nesta quarta-feira (12), a Unifor segue na primeira posição entre as universidades do Norte e Nordeste.

O THE Impact evidencia as universidades que se destacam em vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas (ONU), demonstrando o compromisso das instituições em enfrentar os desafios do mundo atual, tais como sustentabilidade ambiental, inclusão social, crescimento econômico e parcerias. Na edição deste ano, foram avaliadas 2.152 universidades em 125 países. O ranking contempla 60 instituições de ensino superior brasileiras, 13 a mais do que em 2023. 

A consultoria utiliza indicadores cuidadosamente calibrados para fornecer comparações abrangentes e equilibradas em quatro grandes áreas: investigação (pesquisa sobre temas relevantes relacionados aos ODS); gestão (forma como os gestores atuam alinhados aos ODS); extensão (trabalho realizado com as comunidades locais, regionais, nacionais e internacionais); e ensino (formação de profissionais qualificados e comprometidos em cumprir os ODS em suas carreiras).

A metodologia para as classificações de impacto globais integra pontuações em vários ODS para refletir o desempenho e o impacto globais. Na elaboração da nota da universidade são considerados o ODS 17 - Parcerias e meios de implementação (incluído na avaliação de todas as instituições) além das três melhores pontuações de outros ODS. A Unifor foi ranqueada em oito ODS, tendo obtido melhores resultados no ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), no ODS 8 (Trabalho decente e crescimento econômico) e no ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes). 

O resultado é celebrado pelo reitor da Universidade de Fortaleza, Randal Martins Pompeu. “Este reconhecimento é um testemunho do trabalho árduo e da dedicação de toda a nossa comunidade acadêmica, que incorpora os ODS em todas as nossas ações, desde o ensino e a pesquisa até a extensão. Continuaremos a nos empenhar para promover a sustentabilidade e a responsabilidade social, mantendo nosso compromisso com um futuro mais justo e equilibrado para todos”, destaca.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A sigla ODS, de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, fazem parte da chamada “Agenda 2030”. Trata-se de um pacto global assinado durante a Cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, por 193 países-membros. A agenda é composta por 17 objetivos ambiciosos e interconectados, desdobrados em 169 metas, com foco em superar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo, promovendo o crescimento sustentável global até 2030.


Postar um comentário

0 Comentários