Como reconhecer o verdadeiro vinagre balsâmico de Modena

 

Divulgação

O vinagre balsâmico de Modena IGP, muito conhecido na Europa, começou a se popularizar nos últimos anos no Brasil, e têm se tornado um dos condimentos mais reconhecidos na culinária. No entanto, muitos nunca provaram o verdadeiro produto, pois depois desta propagação, imitações, itens similares e de baixa qualidade tem sido comercializados no mercado, levando o consumidor ao erro.

De acordo com Leonardo Scandola, Diretor Comercial da Filippo Berio na América Latina, no Brasil ainda é comum encontrar produtos com o mesmo nome, mas que apresentam grandes diferenças em termos de qualidade e sabor. “A principal forma de reconhecer um produto original é verificar se possui o selo IGP (Indicação Geográfica Protegida), este rótulo demonstra que o item possui características de um território específico, além de ser uma garantia de padrões de qualidade sobre o processo e escolha das matérias-primas. O selo também fornece rastreabilidade ao consumidor, trazendo transparência total”, afirma Scandola.

Os produtos denominados apenas como “vinagre balsâmico”, sem o selo IGP, além de não serem autênticos, podem, às vezes, conter açúcares adicionados para dar doçura ao produto, em vez de obtê-la por meio de uma mistura natural das uvas. Estes itens não são regulamentados por nenhuma certificação, e não garantem o processo de envelhecimento ou o tempo que o produto realmente precisar passar no barril.

De acordo com a Filippo Berio, a lista de ingredientes no rótulo traseiro da garrafa também diz muito sobre a qualidade do produto. Como regra geral, os melhores vinagres balsâmicos de Modena são aqueles feitos com mais mosto de uva e menos vinagre de vinho. É importante também prestar atenção aos preços, pois um autêntico vinagre balsâmico de Modena IGP traz muita qualidade e trabalho artesanal paciente, custando em média R$ 25,00.

Produção

O vinagre balsâmico de Modena IGP deve ser produzido exclusivamente nas adegas de vinagre das províncias de Modena e Reggio Emilia, de onde são originários, no norte da Itália, com mostos, que são como sucos, obtidos de sete variedades de uva: Lambrusco, Sangiovese, Trebbiano, Albana, Ancellotta, Fortana e Montuni - que garantem acidez e açúcares perfeitos. Nestes mostos são adicionados vinagre de vinho e uma porcentagem de vinagre de vinho envelhecido. O Vinagre de vinho envelhecido, utilizado para fazer o Vinagre Balsamico di Modena IGP, amadurece em barris de madeira, com temperatura e ventilação especiais, por pelo menos 10 anos. Durante este período, o produto é transferido de um barril maior (usado para a acetificação) para um cada vez menor, isso é feito porque o conteúdo diminui devido à evaporação natural, até chegar ao produto final. O objetivo do envelhecimento é obter um produto cada vez mais concentrado, evaporando o supérfluo e condensando aromas e sabores.

Esta particular técnica de produção confere ao vinagre características olfativas e gustativas extraordinárias, às quais se associa um leve teor alcoólico, e apresenta cor castanha intensa, com notas amadeiradas.

Culinária

O sabor agridoce e equilibrado é o segredo deste vinagre que permite dar um gosto especial a muitos pratos diferentes como saborosas saladas, carnes brancas e vermelhas, legumes, queijos curados, presunto cru e até sobremesas como morangos e sorvete de baunilha. Tudo isso o faz um produto altamente versátil na cozinha, realçando características organolépticas, com um toque de doçura e acidez.

“A Filippo Berio, oferece aos consumidores o verdadeiro vinagre balsâmico de Modena, que apresenta o selo IGP garantido a região de produção e o respeito dos rígidos padrões de qualidade. O nosso desejo é oferecer uma verdadeira experiência da culinária italiana, através de um produto autentico, prático e de alta qualidade”, finaliza Scandola.

Sobre a Filippo Berio Brasil

Há mais de 150 anos, a Filippo Berio leva os sabores e benefícios do azeite de oliva para consumidores do mundo inteiro. Uma das principais representantes do mercado global de azeite, a marca italiana está presente em mais de 70 países e é reconhecida por sua qualidade e excelência, com fabricação pelo Grupo SALOV. Criada em 2020, a filial brasileira expande o alcance da marca e reafirma o seu compromisso com a tradição italiana, oferecendo um portfólio com ampla variedade de produtos para diversas ocasiões e necessidades culinárias: desde os azeites Extra Virgem, Seleção Especial, Intenso, Toscano, Trufado, Tipo Único e Riserva Oro, até molhos de tomate, pestos e vinagres.

Postar um comentário

0 Comentários