LATAM registra aumento de 7% no fluxo de passageiros para o Nordeste durante as férias de julho

 

Foto: Johnson Barros - Inframerica

A LATAM Brasil registrou um crescimento de 7% no número de passageiros de sua operação de voos para o Nordeste durante as férias de julho de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Com um total de 545 mil passageiros transportados para a região, considerando somente voos com destino ao Nordeste, a companhia registrou um crescimento significativo em relação ao mesmo período do ano passado.

O estado do Ceará lidera o ranking de estados da região por passageiros transportados, seguido pela Bahia, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba e Sergipe. Além disso, o Rio Grande do Norte se destacou com o maior aumento percentual de passageiros em relação a julho de 2023, registrando um crescimento de 24%. Em seguida, Pernambuco apresentou um aumento de 13%, seguido por Sergipe e Bahia com 12%, Alagoas com 10% e Paraíba com 5%.

A taxa de ocupação média dos cinco principais estados do Nordeste durante o período foi próxima da lotação máxima dos voos, com o Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte atingindo 90% de ocupação, seguidos por Bahia e Alagoas com 84%. Quanto às origens dos passageiros, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro foram os estados com maior emissão de passagens para a região Nordeste.

A LATAM segue investindo no potencial turístico do Nordeste brasileiro. Somente este ano, anunciou duas rotas internacionais que serão inauguradas nos próximos meses: Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago, com a expectativa de levar mais passageiros de nossos países vizinhos às capitais do Ceará e Pernambuco, além de promover o turismo internacional para os viajantes nordestinos.

PONTUALIDADE DA LATAM NO NORDESTE

Durante as férias de julho, a LATAM foi a companhia aérea mais pontual dos aeroportos de Aracajú (SE), Maceió (AL) e Vitória da Conquista (BA), segundo a Cirium, empresa especializada em análise de dados da aviação mundial.

Pousaram dentro do horário previsto 91,61% dos 155 voos programados com destino à Aracaju, 92,09% dos 278 voos para Maceió e 91,53% dos 59 voos para Vitória da Conquista.

Para medir o indicador de OTP (On-time Performance), a Cirium avalia os voos comerciais de todo o mundo que chegaram ao seu destino dentro do horário previsto (em até 14 minutos após o horário programado).

O INVESTIMENTO E O CRESCIMENTO DA LATAM NO BRASIL

Atualmente, a LATAM é a empresa que mais adiciona voos e assentos ao mercado brasileiro, operando a maior malha aérea da sua história no Brasil, com voos para 53 aeroportos em território nacional. Na operação internacional, é a companhia que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 aeroportos no exterior.

Como consequência, a LATAM lidera a aviação brasileira desde 2021 (market share calculado em RPK¹), segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O índice considera a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre o volume de passageiros por quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no País.

Em 2024, a LATAM já adicionou 1 milhão de assentos domésticos no Brasil e ultrapassou a marca de 150 aeronaves em sua frota no País. Ao todo, a companhia prevê para 2024 um crescimento de 8% a 10% na sua oferta doméstica de assentos no Brasil na comparação com 2023.

*RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados

Sobre o Grupo LATAM

A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.

O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.

LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.

Postar um comentário

0 Comentários