Varejo de beleza e perfumarias ganham tecnologia inovadora na coleta de dados

 

Divulgação

Duas gigantes do mercado unem-se para dar um passo rumo à transformação digital e ao crescimento do ecossistema de bens de consumo. A Beauty Fair - hub de conteúdo, educação e serviços, além de organizadora da maior feira de beleza profissional das Américas e segunda maior do mundo – e a Scanntech - referência na inovação no uso de dados para garantia da eficiência de resultados do varejo alimentar e da indústria - firmam parceria para promover a compreensão profunda dos hábitos das pessoas consumidoras dentro das perfumarias de todo o Brasil.

A parceria iniciou-se em março e permitirá que as perfumarias utilizem os dados gerados pela Scanntech - automaticamente, sem manipulação humana -, para compreender a performance das categorias e dos produtos: volume de vendas; desempenho por categoria e subcategoria; precificação; itens de melhor performance; fluxo em loja, ticket médio, entre outras variáveis, ao nível regional e nacional. Juntas, elas passam a se conectar a base robusta de 45 mil PDVs, melhorando o desempenho do mercado de perfumaria, de modo que este canal venha se beneficiar de insights acionáveis para melhora de margem e vendas do mesmo modo que as maiores redes do canal alimentar já fazem.

A solução tecnológica de inteligência da Scanntech já consagrada no varejo alimentar, agora está disponível para beneficiar os milhares de perfumarias no Brasil. “Sabemos que os dados contribuem muito para a tomada de melhores decisões, tanto para o varejo quanto para a indústria, e ajudam a mensurar o tamanho real desse mercado no Brasil e a encontrar oportunidades acionáveis que geram resultado. A partir disso, podemos fazer ainda mais por esse segmento que representa bilhões de reais”, afirma César Tsukuda, diretor-geral da Beauty Fair.

“Estamos entusiasmados com este novo passo que irá, não somente, gerar dados e inteligência mas também profissionalizar ainda mais e estimular melhores resultados no setor, contribuindo com seu crescimento de vendas, lucro, melhoria de negociações e satisfação de seus consumidores que serão melhor atendidos”, detalha Benny Szylkowski, Presidente Global de Varejo da Scanntech.

Divulgação


Outra vantagem da parceria é que as perfumarias escolherão as indústrias e distribuidores parceiros que poderão trabalhar junto a elas nas análises dos insights e nas ações para desenvolvimento das categorias. Com esta aproximação, todos saem ganhando, inclusive o shopper, que encontrará lojas e produtos melhores adaptados às suas necessidades.

Hoje, o canal alimentar já tem pleno acesso às informações de dados granulares que permitem uma gestão 360º orientada por dados, no entanto, quando falamos do canal de perfumaria, as informações ainda são escassas. Esta falta de dados se torna ainda mais grave quando vemos a importância e a complexidade do canal. Enquanto a organização das categorias de higiene e beleza nos supermercados são menos diversificadas, com baixa complexidade de sortimento, as perfumarias são um grande aprofundamento e diversificação dos produtos desta cesta de produtos. É neste canal que nascem as grandes tendências de beleza, sendo um grande laboratório, onde são testadas, se desenvolvem e se consolidam as inovações nesta cesta de produtos, a mais movimentada por inovações.

A solução de inteligência passa a conectar o desempenho do mercado de perfumaria, de modo que este canal possa se beneficiar de insights acionáveis para melhora de margem e vendas do mesmo modo que as maiores redes do canal alimentar já fazem.

Em pesquisa recente da Beauty Fair realizada pela Radar Pesquisas, constatou-se que 9 entre 10 consumidoras estiveram em uma perfumaria nos últimos 6 meses. Desse total, 60% compram pelo menos uma vez por mês, mantendo uma média de visita de 40 minutos.

Além disso, a Beauty Fair entrevistou mais de 560 clientes e profissionais do setor, ressaltando a importância das parcerias com marcas, já que os salões funcionam como vitrines para produtos e tendências. A pesquisa revelou que 9 em cada 10 mulheres checam avaliações no Google antes de escolher um salão, e para maximizar o potencial do negócio, é essencial adotar uma estratégia que permita oferecer serviços e produtos de qualidade, garantindo assim o desempenho e o sucesso esperado.

Conheça mais detalhes da pesquisa, que será divulgada por completo durante o Fórum do Varejo de Beleza, evento proprietário da Beauty Fair, e que ocorre em 6 de setembro, no Expo Center Norte.

91% das consumidoras têm prazer em visitar as perfumarias físicas e 69% vão em busca dos lançamentos em produtos;

85% afirmam que a experiência de compra é melhor em perfumaria do que farmácia ou supermercado;

97% gostam de receber amostras de produtos;

87% elogiaram a experiência de compra das lojas físicas;

74% relatam encontrar tudo o que buscavam na visita;

Sobre a Beauty Fair

A Beauty Fair atua como plataforma de negócios, relacionamento e desenvolvimento do varejo, indústria e profissionais. Além de promover a maior feira de beleza das Américas, a empresa também é responsável por importantes projetos com foco no varejo, como a Delegação Internacional do Varejo , Líderes de Perfumaria e Fórum de Varejo de Beleza. Recentemente adquiriu novas feiras e abriu frentes de negócios regionais, com a marca Professional Fair, e setoriais como Beauty Show Make&Nails, PMU Prime, Brazil Lash Congress e Barber Week. Por meio da iniciativa Beauty Fair Brazil, a empresa desempenha importante papel na exportação de cosméticos e na captação de novos negócios para a indústria e varejo.





Postar um comentário

0 Comentários