2º Concurso brasileiro de vinhos de mesa premia vencedores de 2024 em Bento Gonçalves

 

Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa


A Embrapa Uva e Vinho e a organização do 2º Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa (CBVM) promoverão amanhã, dia 8 de outubro, às 18h, no Auditório da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, a cerimônia de premiação do mais importante concurso de vinhos de mesa do Brasil.

O evento elegeu os melhores vinhos de mesa do País. Foram 180 amostras inscritas, das quais 56 premiadas, sendo 13 como Grande Medalha de Ouro, 22 como Medalha de Ouro e 21 como Prata. A 2ª edição do CBVM contou com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, do Consevitis RS, Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul; da Fecovinho – Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul, do SindVinho – MG e Sindivinho -RS e da Embrapa Uva e Vinho., Agavi, , SPVinho, e Sindusvinho – São Roque/SP.

O destaque dessa segunda edição do CBVM foi a significativa elevação do padrão de qualidade dos vinhos premiados em relação à primeira edição do evento. De acordo com Eduardo Viotti, jornalista especializado em vinhos e gastronomia, e presidente do Concurso, um grande número recebeu dos jurados especializados pontuação com média superior a 90 pontos.

“Esse resultado demonstra a evolução que as vinícolas vêm implementando em seus processos e produtos, com o desenvolvimento de variedades tipicamente brasileiras e com características organolépticas superiores. Isso significa que o consumidor brasileiro passa a ter melhores produtos em sua mesa”, explica Viotti.

As amostras inscritas foram de representantes dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Pernambuco, em cinco diferentes categorias - vinhos brancos tranquilos; vinhos tintos tranquilos; vinhos secos rosados tranquilos; vinhos frisantes; e Vinhos espumantes

Os vinhos de mesa que conquistaram a cobiçada Grande Medalha de Ouro foram:

Girola Rosé Suave, da Vinhos Girola, de Nova Trento (SC); Cortês Branco Seco Niágara, da Vinícola Panceri, de Meio Oeste (SC); Pérgola Tinto Seco, Pérgola Tinto Suave Bordô e Pérgola Tinto Suave, da Vinícola Campestre, Serra Gaúcha (RS); Rosé de Bordô do Nono, da Vinícola Zanrosso, Serra Gaúcha (RS); Collina Branco Seco, da Cooperativa Nova Aliança, Serra Gaúcha (RS); Jota Pe Branco Suave, da Vinícola Perini, Serra Gaúcha (RS); Galiotto Tinto Suave, da Vinícola Galiotto, Serra Gaúcha (RS); Jurupinga, da Vinícola Casa Martins, JundiaÍ (SP);  Quinta Moraes Bordô Rosé, da Vinícola XV de Novembro, São Roque (SP); Campino Tinto Suave Seleção, da Casa Geraldo Ind. Vitivinícola, Andradas (MG), e Casa Velha Reserva Nobre BRS Vitória, da Vinícola Vale do Gongo, Grão Mogol (MG).


Postar um comentário

0 Comentários