Grupo Marquise apresenta Relatório de Impacto Socioambiental com números que geram efeitos no presente para transformar o futuro

 

Divulgação

Em um marco importante, o Grupo Marquise, que comemora meio século de existência neste ano, divulgou seu Relatório de Impacto Socioambiental referente ao ano de 2023. Através da campanha "O Futuro Começou Ontem", a empresa reforça seu compromisso com a transparência e a ética na gestão, ao apresentar avanços notáveis alcançados pelos seus negócios. O relatório destaca a contínua evolução do Grupo Marquise na promoção de práticas sustentáveis e inclusivas, tanto internamente quanto em suas operações externas.

“Ao longo dos 50 anos de estrada, expandimos em esfera nacional e fizemos fusões e aquisições, mas o nosso principal diferencial hoje não é o patrimônio que construímos e as aquisições que fizemos. Nosso maior ativo é nossa gente, os capitais humano e intelectual. É a paixão de nossos colaboradores que move o Grupo Marquise para o futuro. Por isso, temos muito orgulho dos excelentes resultados nas pesquisas de satisfação interna. Na última pesquisa de clima,  95% dos colaboradores disseram considerar o Grupo Marquise um bom lugar para trabalhar”, afirma José Carlos Pontes, presidente do Grupo Marquise. 

Para Erivaldo Arraes, também presidente do Grupo Marquise, a valorização do capital humano sempre definiu nossa forma de atuar, bem como o respeito ao meio ambiente e a atenção com a responsabilidade social, a fim de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico das localidades onde operamos.

Área Social: Inclusão, diversidade e desenvolvimento profissional

O eixo social, o Grupo Marquise prioriza os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 03, 04, 05 e 10: Bem-estar e propósito social; Jornada de desenvolvimento; Integração com a comunidade; e Ser um Ecocidadão: fomento à educação e cultura. Além disso, busca integrar a comunidade por meio de ações que reduzem desigualdades e incentivam a cidadania. 

Um dos números relevantes apresentados foi a presença de mulheres em posições de liderança. Na holding, 50% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres. Este esforço é parte de uma estratégia mais ampla para endossar a participação feminina no mercado de trabalho. Além disso, a empresa tem promovido ações para ampliar a inclusão de pessoas com deficiência (PcD) no quadro de colaboradores, preparando líderes e equipes para acolher e integrar essas pessoas, ao mesmo tempo que combatem preconceitos. Em 2023, o grupo realizou workshops, treinamentos, e campanhas de diversidade e inclusão, além de oferecer um curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) em diversas unidades, impactando diretamente cerca de 1.500 pessoas.

Área ambiental: Impacto em educação, resíduos e energias renováveis

Com 40 anos de atuação no setor ambiental, o Grupo Marquise tem se transformado e reinventado continuamente, buscando novas oportunidades para gerar negócios e reduzir os impactos ambientais. No eixo ambiental de sua cultura de sustentabilidade, o grupo reafirma seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11, 12 e 13, por meio de três pilares principais: Gestão de Resíduos e Valorização de Recursos, Gestão de Carbono e Estratégia Climática, e Ambiente Ecocidadão. 

A empresa acredita que a educação é uma poderosa ferramenta de transformação. Por isso, mantém o Programa Ecocidadão, que visa conscientizar os jovens — que atuam como multiplicadores — sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. “A prova de que para nós o futuro começou ontem é que, há mais de 20 anos, lançamos o Programa Ecocidadão. Este programa promove a conscientização socioambiental entre as novas gerações através de diversas abordagens, incluindo a arte, jogos educativos e atividades realizadas em escolas e no porta a porta”, afirma Vini Fernandes, gerente de Marketing e Inteligência Social do Grupo Marquise.

O Grupo Marquise tem se destacado ainda na difusão de práticas sustentáveis para repensar, reusar e reciclar. Em 2023 alcançou números impressionantes: 175 mil pessoas impactadas por programas de educação ambiental e formal; mais de 43 mil unidades de hortaliças cultivadas com adubo orgânico, resultando em 570 mil sopas distribuídas; e 134 mil litros de chorume transformados em água de reuso. O grupo também investe na gestão eficiente de resíduos, reutilizando 70.688 toneladas de entulhos para construção de acessos internos em aterros sanitários, e 3.113 toneladas de podas para adubo de compostagem e fabricação de briquetes.

As ações do Grupo Marquise contribuíram significativamente para a redução de 2,6 milhões de toneladas de gases de efeito estufa de 2018 a 2023. A empresa investe continuamente em tecnologia e infraestrutura para minimizar seu impacto ambiental, destacando-se como líder em soluções sustentáveis no setor de gestão de resíduos.

“A GNR Fortaleza desempenha um papel vital na luta contra as mudanças climáticas ao implementar estratégias inovadoras para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Ao adotar tecnologias limpas e práticas sustentáveis, a GNR Fortaleza não só promove a eficiência energética e a gestão adequada de resíduos, mas também contribui significativamente para a diminuição da pegada de carbono”, explica Suzana Marinho, diretora da GNR Fortaleza. 

Governança: novos comitês e programa de sucessão

O Conselho do Grupo Marquise, de caráter consultivo, é composto por seis membros, incluindo dois acionistas, um membro interno e três conselheiros externos, além de uma governance officer. Sua diversidade de experiências e a inclusão de membros externos proporcionam uma visão imparcial, aumentando a credibilidade das discussões. No Conselho, já haviam sido instituídos dois comitês de assessoramento: o Comitê de Auditoria e Riscos e o Comitê de Gente, Gestão e Governança, que depois passou a ser o Comitê de ESG. Em 2023, foram instituídos mais dois comitês, focando em Inovação e Investimentos e Novos Negócios, com composições que garantem representação equilibrada. O Conselho se reúne mensalmente para discutir temas relevantes, definir diretrizes para a gestão executiva e fortalecer a conexão entre a administração e os acionistas, contribuindo para o aprimoramento do processo estratégico do Grupo.

"Em 2023, o Grupo Marquise deu um passo significativo na ampliação de sua estrutura de governança com a criação dos Comitês de Inovação e de Investimentos e Novos Negócios. Estes comitês, compostos por diretores, membros do Conselho e gestores, se reúnem mensalmente para abordar e discutir temas estratégicos essenciais para o futuro da empresa. Além disso, implementamos um robusto programa de sucessão, identificando 65 posições críticas e desenvolvendo 42 profissionais para assumir futuras lideranças, dos quais 32% já estão em novas funções. Essas iniciativas são fundamentais para garantir a continuidade dos negócios e fomentar o crescimento sustentável do Grupo Marquise.", explica Luiz Gustavo Vianna, diretor administrativo-financeiro do Grupo Marquise. 

Postar um comentário

0 Comentários