M. Dias Branco segue no ranking de empresas que mais valorizam a diversidade, em índice da B3

 

Divulgação

Pelo segundo ano consecutivo, a M. Dias Branco integra a carteira do IDIVERSAB3, primeiro índice de diversidade da América Latina, desenvolvido pela bolsa de valores do Brasil. Em 2024, estão presentes 88 tickers de 82 empresas que promovem maior representatividade de grupos subrepresentados (gênero feminino, indígenas e pessoas negras, incluindo pardas). O índice da B3, criado em 2023, tem como objetivo reconhecer empresas listadas que se sobressaem em relação à diversidade e impulsionar a temática no mercado. Com isso, também poder mensurar o desempenho das ações dessas companhias.

"Temos muito orgulho de fazer parte de um seleto grupo que impulsiona uma sociedade mais justa e vê a diversidade como investimento. Aqui sonhamos, realizamos e crescemos, e, como líderes, sabemos que nossas ações incentivam outras companhias a trilharem o mesmo caminho”, conta Fabiana Prado, gerente de Cultura e Clima Organizacional da Companhia.

Diversidade & Inclusão M. Dias Branco

Signatária do Pacto Global da ONU, a líder nacional em massas e biscoitos tem o respeito como um de seus valores, e a permanência no ranking reforça o compromisso da M. Dias Branco com a diversidade, presente na Agenda Estratégica ESG, que compõe os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A Agenda traz metas públicas ambiciosas da Companhia para serem alcançadas até 2030. Uma delas é a de aumentar para 40% o número de mulheres em posições de liderança. 

Em toda a Companhia, que conta com mais de 17 mil colaboradores, mais de 24% das mulheres ocupam posições de liderança, incluindo em cargos de gerência, diretoria e vice-presidência. Somente no Conselho de Administração, 40% do corpo é composto por mulheres. Isso faz com que a Companhia permaneça, desde julho de 2022, no índice de diversidade de gênero do TEVA Mulheres na Liderança, gerido pelo Banco Safra e também listado para negociação na B3.

Para atingimento das metas e contribuição para uma sociedade mais justa e igualitária, a Companhia tem realizado diversas ações, incluindo a criação do Comitê de Diversidade; desenvolvimento da Política de Direitos Humanos, Diversidade e Inclusão (DE&I), em 2021; a promoção da Semana da Diversidade; podcast próprio PODiverso e acessibilidade do conteúdo do site oficial em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

“Nem um de nós é tão bom quanto todos nós juntos. E, para isso, sabemos da importância em dar voz a quem precisa ser ouvido. O benefício também vem para a Companhia, contribuindo para um ambiente onde as diferentes experiências somadas tornam o trabalho mais rico e leve”, diz a executiva.

Metodologia IDIVERSA B3

A medição é baseada nos dados públicos coletados pelo Formulário de Referência (FRE), de preenchimento anual obrigatório para empresas de capital aberto, e no Score de Diversidade B3, desenvolvido pela própria B3, que avalia a diversidade de grupos subrepresentados, com base nas informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No cálculo, são aplicados diferentes pesos de acordo com a presença nas seguintes categorias funcionais: Conselho de Administração (membros efetivos); diretoria estatutária; cargos de liderança e cargos de não-liderança, considerando também a proporção de cada grupo na população brasileira. O resultado traz o quão próximo à diversidade da sociedade a companhia analisada está.

Desde sua criação, o IDIVERSA B3 passou a fazer parte da lista de indicadores ESG da bolsa de valores, que já incluía os Índices de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3), GPTW (IGPTW B3) e de Carbono Eficiente (ICO2 B3).

Sobre a M. Dias Branco

Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 22 indústrias, sendo 13 Fábricas de Massas, Biscoitos e outros alimentos; 07 Moinhos de Trigo e 02 Fábricas de Cremes e Gorduras Vegetais, além de 29 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.

Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, a Companhia ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a LasAcacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos. 

A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca FIT FOOD, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.


Postar um comentário

0 Comentários