Unilever Food Solutions apresenta Casa Zero: experiência imersiva e dedicada ao melhor rendimento dos alimentos

 

Divulgação

 De acordo com o movimento social Pacto Contra a Fome, o Brasil desperdiça 55 milhões de toneladas de alimentos por ano. Com o intuito de trazer maneiras simples de endereçar essa questão, a Unilever Food Solutions convida o público para explorar as melhores práticas para uma gastronomia mais sustentável na Casa Zero, ativação exclusiva, pensada para apresentar o conceito de menus de baixo desperdício de alimentos, tema central do relatório de tendências "Menus do Futuro", documento desenvolvido após pesquisa com mais de 1.600 chefs de cozinha ao redor do mundo. O evento acontece durante dois dias, oferecendo uma experiência com degustações, workshops com chefs renomados e palestras inspiradoras.

Pensada para profissionais da gastronomia e operadores de restaurantes, a Casa Zero propõe uma reflexão prática sobre como a redução do desperdício pode transformar a culinária em aliada do meio ambiente e contribuir para a rentabilidade dos negócios. Por meio de menus cuidadosamente elaborados e experiências imersivas, os visitantes terão acesso a técnicas e ideias para melhorar o desempenho dos ingredientes em seus restaurantes e aumentando assim a eficiência da operação. A criação e produção é da agência Iris Worldwide.

"A Casa Zero é um convite para repensar como produzimos e consumimos alimentos. Queremos mostrar que é possível criar preparações deliciosas e que utilizam ao máximo o potencial dos ingredientes. Será um grande encontro de ideias, com técnicas acessíveis para todos os profissionais da cozinha, que reflete o compromisso da Unilever Food Solutions com uma gastronomia mais sustentável, reforçando sua missão de apoiar o setor com inovação, conhecimento," destaca Adriana Vichino, Diretora de Marketing Latam da Unilever Food Solutions.

Na programação estão previstos bate-papos sobre a redução do desperdício de alimentos e workshops com sessões práticas sobre o reaproveitamento de alimentos e técnicas únicas para evitar perdas em cozinhas profissionais com chefs renomados. Entre eles, Bel Coelho, Thomas Troisgros, Rogério Shimura, Dario Costa, vencedor em 2020 do reality “Mestre do Sabor”, Lucas Corazza, Confeiteiro e Apresentador do programa Que Seja Doce no GNT e Edson Leite, fundador da Gastronomia Periférica. Operadores de restaurantes e influenciadores do setor também estarão presentes como convidados da ação.

Com essa iniciativa, a Unilever reforça seu propósito de impactar positivamente a sociedade, por meio de suas marcas e unidades de negócios. Além da promoção do relatório Menus do Futuro, destacando a tendência do baixo desperdício de alimentos, a empresa já salvou mais de 1.500 toneladas de alimentos que iriam para o lixo e serviu mais de 2,4 milhões de refeições para a população em situação de vulnerabilidade alimentar por meio do projeto Unidos pela Comida, que nasceu em 2021 e atualmente atende 11 estados do Brasil, com uma cadeia inovadora e tecnológica, que permite que os alimentos cheguem a quem precisa de forma rápida e eficiente.

Outra importante parceria que fomenta o uso integral de alimentos é o apoio da Unilever ao restaurante-escola Da Quebrada, localizado em São Paulo, por meio das marcas Mãe Terra, Maizena, Knorr, Hellmann’s e Arisco. O projeto pedagógico visa formar moradores de periferias, com foco especial em mulheres pretas, para atuarem na gastronomia, sendo que a parte prática ocorre no Da Quebrada. Nos dois primeiros anos de operação, o restaurante preparou mais de 5 mil refeições com aproveitamento total e respeitando a sazonalidade dos alimentos. Nesse período, 2,5 toneladas de alimentos foram compradas de pequenos produtores periféricos e 1,5 tonelada de composto orgânico produzido foi direcionado para produtores.

A companhia também investe na geração de bioenergia e esse ano inaugurou na unidade de Pouso Alegre um biodigestor, para tratar resíduos orgânicos e transformar em biogás para abastecimento de toda a planta.

Sobre a Unilever

A Unilever é uma das maiores fornecedoras do mundo de produtos de Beleza e Bem-Estar, Cuidado Pessoal, Cuidados com a Casa, Nutrição e Sorvetes. A empresa atua em mais de 190 países e seus produtos são usados por 3,4 bilhões de pessoas todos os dias. Contamos com 128.000 colaboradores e vendas que alcançaram €59,6 bilhões em 2023.

Postar um comentário

0 Comentários