Divulgação |
A LATAM acaba de registrar a marca de 34,8 milhões de passageiros transportados em voos domésticos no Brasil no acumulado do ano de 2024. O volume é 5,6% maior ao registrado no período de janeiro a dezembro de 2023, quando a companhia alcançou a marca de 33 milhões de passageiros. Trata-se de mais um ano consecutivo de crescimento da operação da companhia, que em 2023 havia superado o volume transportado de 2022 em 15%. É isso o que apontam os dados operacionais mais recentes da companhia, que se tornou mais eficiente e competitiva após a pandemia de Covid-19 e tem crescido de forma sustentável.
“Os resultados de 2024 comprovam que a LATAM continua no caminho certo em seu compromisso de fazer com que mais brasileiros voem de avião. Encerramos o ano na liderança do mercado nacional, com maior oferta de assentos, crescimento e modernização de frota, mais rotas internacionais e foco em eficiência operacional”, afirma Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.
De janeiro a dezembro de 2024, a LATAM obteve no Brasil um crescimento de 9% na sua demanda doméstica de passageiros medida em RPK¹ e ampliou em 7% a sua oferta doméstica de assentos medida em ASK² na comparação com o mesmo período de 2023.
O CRESCIMENTO DA LATAM NO BRASIL
Com 39%¹ do mercado aéreo doméstico brasileiro, a LATAM encerrou 2024 na liderança do setor no País, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Atualmente, a companhia opera a maior malha aérea da sua história no Brasil, com voos para mais de 50 aeroportos nacionais.
Já nos voos internacionais, a LATAM é a companhia aérea que mais transporta turistas ao Brasil, com voos próprios a partir de 90 aeroportos no exterior, mantendo a liderança com 23%¹ de participação neste mercado, segundo a ANAC. Em 2024, a companhia inaugurou 3 novas rotas ligando o Brasil ao Chile, aumentando a conectividade entre seus dois principais mercados, com 9 rotas no total: São Paulo-Santiago, Brasília-Santiago, Rio de Janeiro-Santiago, Belo Horizonte-Santiago, Curitiba-Santiago, Florianópolis-Santiago, Porto Alegre-Santiago, Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago.
Em 2024, celebrou ainda o primeiro aniversário da sua Joint Venture com a Delta Air Lines, que permitiu um crescimento de 58% na oferta de assentos das duas companhias desde o início da parceria. Isso se traduz em quatro novas rotas (São Paulo-Atlanta, Rio de Janeiro-Atlanta, Rio de Janeiro-Nova York e São Paulo-Los Angeles), mais de 11 mil voos operados e 2 milhões de passageiros transportados entre o Brasil e a América do Norte.
Atualmente, a LATAM é a companhia aérea que mais investe para aumentar a oferta de assentos no Brasil. A empresa recebeu 25 novas aeronaves para sua frota brasileira desde o início de 2023, permitindo o acréscimo de 1,6 milhão de novos assentos no País neste período.
GRUPO LATAM TAMBÉM CRESCE EM DEZEMBRO DE 2024
Durante o mês de dezembro de 2024, o grupo LATAM transportou 7,3 milhões de passageiros, representando um aumento de 5% em relação ao mesmo mês do ano anterior. No total, o grupo transportou 82 milhões de passageiros entre janeiro e dezembro de 2024, um aumento de 11% em relação a 2023, marcando o maior número de passageiros transportados historicamente.
Ainda em dezembro de 2024, a demanda de passageiros (medida em RPK¹) de todo o grupo LATAM teve crescimento de 11% em relação ao mesmo mês de 2023. No mesmo período, a companhia promoveu aumento também de 11% na sua oferta de assentos (medida em ASK²). Já na operação cargueira, a empresa ampliou em 12% a sua capacidade (medida em ATK³) em relação a dezembro de 2023.
Sobre o Grupo LATAM
A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.
O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.
LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.
0 Comentários