Gerson Camarotti abre comemorações dos 25 anos do curso de Jornalismo da Unifor

 

Divulgação

A Universidade de Fortaleza - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz - celebra os 25 anos do curso de Jornalismo, com programação especial que tem início no dia 7 de abril de 2025, Dia do Jornalista, e se estende até o dia 11. Na abertura das comemorações, o comentarista político da GloboNews e da TV Globo, Gerson Camarotti, conduz palestra, às 9h, no Teatro Celina Queiroz, sobre a relevância do jornalismo atual, discutindo tópicos como mídias digitais, ética jornalística e os desafios das fake news.

O evento, com o tema “Letramentos contra a Desinformação”, contará com programação variada ao longo da semana, celebrando a trajetória de excelência e a contribuição do curso para a formação de jornalistas comprometidos com a verdade, a ética e a sociedade. Para participar, é necessário realizar inscrição.

Gerson Camarotti será o destaque do primeiro dia das festividades, compartilhando sua vasta experiência e visão sobre o cenário atual do jornalismo, especialmente no contexto das transformações digitais e do combate à desinformação. Com mais de 30 anos de atuação na área, ele é um dos maiores jornalistas do Brasil, amplamente reconhecido pelo seu trabalho de análise política e pelo seu papel fundamental na cobertura de eventos internacionais, como o conclave papal de 2013, onde fez a primeira entrevista exclusiva com o Papa Francisco.

Outros destaques da programação

Além da palestra de abertura com Gerson Camarotti, o evento contará com uma programação diversificada, abordando temas como jornalismo esportivo, telejornalismo, radiojornalismo, pesquisa em redes sociais, assessoria de imprensa e os desafios do jornalismo na era digital.

Na terça-feira (8), a programação inclui a palestra "Jornalismo Esportivo: o novo perfil para o mercado da bola", com Lucas Catrib e Bruno Balacó, seguida da palestra "Telejornalismo e novos formatos audiovisuais", ministrada pelo egresso João Pedro Ribeiro, editor do Jornal Hora Um da Rede Globo. Ainda pela manhã, as professoras Kátia Patrocínio e Ana Paula Farias, junto às egressas Danielle de Lavor e Elisiane Correia, discutem os rumos do radiojornalismo para o século XXI.

Na quarta-feira (9), os professores Iran de Melo, Carlos Bittencourt e Delano Lima abordarão a pesquisa em redes sociais, métricas e discurso político. Em seguida, uma roda de conversa reunirá as egressas Leticia Lima, Juliana de Fátima e Taís Lopes para discutir suas trajetórias profissionais. A manhã será encerrada com uma sessão de fotos comemorativa dos 25 anos do curso.

O evento segue na quinta-feira (10), com duas palestras: "Gestão de Assessoria de Imprensa e Comunicação", com representantes do setor, e "Do Impresso ao Digital: O Jornalismo e as Transformações do Século XXI", em homenagem aos 100 anos de Edson Queiroz. Ainda na quinta, os professores Wagner Borges, Demétrio Andrade e Robson Ramos falarão sobre letramentos contra a desinformação.

Encerrando a programação, na sexta-feira (11), o Festival Sal de Jornalismo Cultural tomará conta do campus, reunindo debates e atividades voltadas ao jornalismo cultural.

Mais sobre Gerson Camarotti

Gerson Camarotti é um comentarista político da GloboNews e do Bom Dia Brasil, da TV Globo, além de apresentador do programa GloboNews Política e titular da coluna "Blog do Camarotti no G1". 

Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) com pós-graduação em ciência política pela Universidade de Brasília (UnB), o pernambucano e torcedor do Náutico, está em Brasília desde 1996, onde passou pelas sucursais das revistas "Veja" e "Época", e pelos jornais "O Globo", "O Estado de S.Paulo" e "Correio Braziliense".

Camarotti também é coautor dos livros "Memorial do Escândalo" (2005) e autor de “Segredos do Conclave” (2013). Em 2015, lançou o documentário “Morte e Vida Severina, 60 anos depois”.

Jornalismo é na Unifor

Com 25 anos de história, o curso de Jornalismo da Unifor se consolidou como um dos principais centros de formação de jornalistas no Brasil. Reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) com nota máxima (5), o curso oferece uma formação multiplataforma, capacitando os alunos para atuar em diversas áreas do jornalismo, como telejornalismo, radiojornalismo, jornalismo digital, jornalismo investigativo, fotojornalismo, entre outros.

O curso é marcado por uma infraestrutura moderna, que inclui laboratórios de redação, estúdios de rádio e TV, ilhas de edição, e espaços de experimentação como o Núcleo Integrado de Comunicação (NIC). Além disso, a Unifor oferece aos alunos a oportunidade de participar de projetos práticos, como a Rádio Unifor e a TV Unifor, que são abertas ao público e têm grande relevância na produção de conteúdo jornalístico para o Ceará.

Serviço

25 anos do Curso de Jornalismo da Unifor

Data: 7 a 11 de abril de 2025

Inscrições aqui

Postar um comentário

0 Comentários