![]() |
Divulgação LATAM/Getty Images |
Companhia aérea que mais investe em voos, assentos e serviços aéreos no país, a LATAM Airlines Brasil acaba de expandir o seu acordo de codeshare (código compartilhado) com a empresa aérea sul-africana Airlink. A expansão da parceria comercial inclui mais quatro destinos em latam.com para voos com conexão em Joanesburgo (África do Sul). São eles: Harare (Zimbábue), Maputo (Moçambique), Windhoek (Namíbia) e Dar es Salaam (Tanzânia).
Desde 2023, a LATAM é a única empresa brasileira a voar do Brasil para o continente africano. Trata-se da rota São Paulo-Joanesburgo, que conta com 4 voos semanais de 9 horas de duração em aeronaves Boeing 787-9. O modelo acomoda 300 passageiros (30 em cabine Premium Business, 57 em Premium Economy e 213 em Economy).
A Airlink, por sua vez, opera diariamente as rotas Joanesburgo-Dar es Salaam e Joanesburgo-Maputo, enquanto Joanesburgo-Windhoek conta com 6 voos semanais e Joanesburgo-Harare com 5 por semana. Todas as rotas são realizadas em aeronaves Embraer 190 com capacidade para 98 passageiros.
Com a expansão do codeshare da LATAM Airlines Brasil com a Airlink, o cliente poderá adquirir diretamente com a LATAM um único bilhete e despacho de bagagem para viajar do Brasil com destino final em até 8 aeroportos no continente africano.
“Somos a companhia aérea que mais transporta brasileiros para a África. Somente em 2024, foram mais de 80 mil passageiros, um volume que representa 55% deste mercado. Em 2025, vamos embarcar mais de 100 mil passageiros entre São Paulo e Joanesburgo”, projeta Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.
O CRESCIMENTO DA LATAM NO BRASIL
Nos últimos dois anos, a frota da LATAM no Brasil cresceu 13%, como resultado do recebimento pela companhia de 25 novas aeronaves direto de fábrica desde janeiro de 2023. Como consequência, a LATAM é atualmente a empresa aérea que mais adiciona voos e assentos ao mercado brasileiro, operando a maior malha aérea da sua história no país, com voos para 54 aeroportos em território nacional. Em 2025, a LATAM prevê um crescimento de até 8% na sua oferta doméstica de assentos (ASK*) no Brasil. Além de Fernando de Noronha (PE) e Ribeirão Preto (SP), a empresa vai inaugurar neste semestre operações regulares em Pelotas (RS).
Já na operação internacional, a LATAM é a companhia que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 aeroportos no exterior. Em 2024, inaugurou as rotas Brasília-Santiago, Curitiba-Lima, Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago. Para 2025, já anunciou que vai começar a operar a rota Fortaleza-Lisboa durante a alta temporada.
O número de funcionários da LATAM no Brasil também cresceu 14% nos últimos dois anos e alcançou a marca de 20,5 mil colaboradores. Em janeiro de 2025, a companhia deu início no país às aulas da primeira turma de 70 bolsistas da Escola LATAM, um programa profissionalizante para o desenvolvimento de carreiras no mercado de aviação. Em fevereiro, abriu novo processo seletivo para contratar mais 900 tripulantes no Brasil.
Como consequência dos seus investimentos em pessoas, produto, tecnologia, frota e voos, a LATAM lidera a aviação brasileira doméstica e internacional desde 2021, segundo a Anac. Entre os viajantes corporativos, a LATAM também lidera o ranking da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) por dois anos consecutivos.
*ASK sigla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos.
**RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados.
Sobre o Grupo LATAM
A LATAM Airlines S.A. e suas afiliadas são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, África, Estados Unidos e o Caribe.
O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A321neo, A320, A320neo e A319.
LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 21 aeronaves de carga. Essas afiliadas de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.
0 Comentários