![]() |
Divulgação |
Projetado para capacitar e apoiar colaboradoras que almejam alavancar suas carreiras, o Programa Conexão Mulher, da M. Dias Branco, finaliza sua 1ª edição elevando para 26,67% a participação feminina em cargos de liderança. A iniciativa faz parte do plano estratégico da Companhia, que visa alcançar 40% de mulheres nessas posições até 2030, meta pública presente na Agenda Estratégica ESG, alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
O Conexão Mulher foi lançado com objetivo de aumentar a representatividade de mulheres em cargos de gestão e criar um ambiente de trabalho mais inclusivo, por meio da capacitação de colaboradoras de diversas áreas.
Somente nesta edição, foram 960h dedicadas ao programa, com workshops práticos e mentorias sobre liderança com propósito, resiliência e adaptação e construção de marca pessoal, além de encontros com consultoria, que abordaram temas como protagonismo nas organizações, inteligência emocional e gestão de tempo.
Além do resultado quantitativo de horas de capacitação e de um alto nível de satisfação com toda a trilha de desenvolvimento proposta, duas participantes foram promovidas ainda durante a edição, o que demonstrou a contribuição do programa para acelerar trajetórias profissionais e fortalecer a cadeia de liderança feminina da companhia.
“Ver o Conexão Mulher ganhar vida dentro da M. Dias Branco foi inspirador, penso até que transformador. Aqui na M. Dias Branco estamos em um processo de Evolução Cultural e acreditamos que desenvolver lideranças femininas é um passo essencial para construir uma organização mais diversa, estratégica e conectada ao futuro. O programa proporcionou experiências marcantes de aprendizado, escuta ativa e protagonismo”, conta Ticiana Hiluy, Gerente Executiva de Cultura e Gestão de Talentos da M. Dias Branco.
“Com o sucesso do Conexão Mulher, iniciaremos a 2ª edição do programa em agosto. Temos como meta promover 50% das participantes em até 12 meses após sua conclusão. Estamos no caminho”, complementa.
Como foi a 1ª edição
O Programa Conexão Mulher ofereceu 20 vagas destinadas a coordenadoras, especialistas e supervisoras de vendas de todas as unidades da M. Dias Branco. Para ingressarem no programa, as candidatas passaram por um rigoroso processo seletivo, composto por dinâmicas de grupo, conversas individuais e assessment.
A trilha de desenvolvimento incluiu uma carga horária semanal de até duas horas e duração total de seis meses, oferecendo flexibilidade para que as participantes possam conciliar o curso com suas responsabilidades profissionais. Além disso, o projeto contou com forte atuação voluntária de lideranças internas, o que fortaleceu o senso de pertencimento e engajamento com a pauta da equidade de gênero.
A metodologia adotada buscou garantir um espaço seguro para trocas, aprendizados e fortalecimento da rede de apoio entre mulheres de diferentes unidades e áreas da empresa. Todo o programa foi realizado de forma online, assegurando alcance nacional e promovendo a conexão entre participantes de diversas regiões.
Desde 2022, a M. Dias Branco integra a carteira do Índice Teva Mulheres na Liderança, pioneiro no Brasil, que seleciona as empresas com maior representatividade de mulheres na liderança, gerido pelo Banco Safra e listado para negociação na B3.
Segundo o indicador, mais de 30% das empresas não contam com nenhuma mulher no conselho. Enquanto isso, a M. Dias Branco possui, atualmente, 40% do Conselho de Administração sendo mulheres. Em toda a Companhia, com mais de 17 mil funcionários, 26% das mulheres ocupam posições de liderança, incluindo gerência, diretoria e vice-presidência.
“Participar desse programa foi uma das experiências mais transformadoras da minha vida profissional. Em cada encontro, fui sendo tocada por aprendizados que me fizeram crescer, refletir e reconhecer o quanto sou capaz. Tive a oportunidade de ouvir, de compartilhar, de me reconectar comigo mesma e com tantas outras mulheres inspiradoras da nossa empresa. E foi justamente nesse período de conexão e evolução que fui promovida a Gerente de Vendas. Uma conquista que carrego com muito orgulho, mas, acima de tudo, com gratidão.” conta Alba Fernandes, Gerente de Vendas, participante do Conexão Mulher.
Sobre a M. Dias Branco
Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 21 indústrias, sendo 13 Fábricas de Massas, Biscoitos e outros alimentos; 07 Moinhos de Trigo e 02 Fábricas de Cremes e Gorduras Vegetais, além de 25 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.
Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. Em novembro de 2021, realizou a aquisição da marca FIT FOOD, primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips. Com a aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, a Companhia ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.
A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester, Isabela no Brasil e Las Acacias no Uruguai, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.
0 Comentários