![]() |
Divulgação/LATAM |
A LATAM Cargo, unidade de cargas do Grupo LATAM, incrementará a partir de agosto sua capacidade doméstica estimada de transporte em Belém (PA) em 30 toneladas – um aumento de 10% em relação a julho. O reforço será viabilizado pela inclusão de mais de 33 voos mensais operados por aeronaves de passageiros com origem em São Paulo e Brasília.
A nova malha vai agilizar o envio de fármacos, autopeças, alimentos perecíveis e produtos de e-commerce para Belém. No sentido inverso, ampliará o transporte de cosméticos, pescados e demais itens perecíveis da capital paraense para os mercados de São Paulo e Brasília.
“A Região Norte é estratégica para o transporte de cargas no Brasil, e este investimento reforça nosso compromisso com o mercado local por meio de uma logística cada vez mais eficiente e conectada para Belém”, afirma Otávio Meneguette, diretor da LATAM Cargo Brasil.
Atualmente, a LATAM Cargo detém 40,7% de participação no mercado doméstico de cargas aéreas de Belém, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Somente no primeiro semestre de 2025, movimentou mais de 2,2 mil toneladas no estado.
INVESTIMENTOS IMPULSIONAM AVANÇO DO E-COMMERCE NO BRASIL
A LATAM Cargo vem reforçando sua atuação no e-commerce por meio de investimentos estratégicos em infraestrutura e tecnologia. Entre os destaques está a ampliação de 50% da capacidade operacional no hub de Guarulhos, que agora conta com mais de 2,9 mil m² dedicados exclusivamente a este segmento.
No último ano, lançou um novo portfólio de produtos no mercado doméstico, incluindo o serviço éFácil, voltado a pequenos pacotes com entrega rápida e domiciliar em milhares de cidades brasileiras. Em 2025, fechou ainda uma parceria com a Amazon para entregas em 11 estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Como resultado, 70% das encomendas originadas nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos (SP) chegaram à casa dos clientes em até 48 horas no primeiro semestre de 2025 - mais que o dobro do desempenho registrado no mesmo período de 2024.
LIDERANÇA CONSOLIDADA NO BRASIL E NO EXTERIOR
Desde abril de 2025, a LATAM Cargo lidera o transporte de cargas aéreas domésticas embarcadas em voos de passageiros no Brasil. Dados da ANAC referentes a junho de 2025 apontam 37,3% de participação de mercado*.
A malha logística nacional cobre 51 bases operacionais e inclui rotas com aviões cargueiros como Guarulhos–Manaus, Viracopos–Manaus e Guarulhos–Fortaleza–Manaus – esta última inaugurada em maio de 2025.
No mercado internacional do Brasil, a LATAM Cargo também é líder no transporte de cargas, conectando o país a 23 destinos no exterior por meio de voos cargueiros e compartimentos inferiores de aeronaves de passageiros. Entre as inaugurações recentes estão as rotas Miami–São José dos Campos, Miami–Brasília, Amsterdam–Curitiba e Europa–Florianópolis.
*Não inclui transporte aéreo realizado exclusivamente por aeronaves cargueiras.
Sobre o Grupo LATAM
A LATAM Airlines S.A. e suas afiliadas são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, África, Estados Unidos e o Caribe.
O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A321neo, A320, A320neo e A319.
LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 21 aeronaves de carga. Essas afiliadas de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.
0 Comentários