![]() |
Divulgação |
Com o compromisso de promover um futuro mais sustentável, a M. Dias Branco, líder nacional em massas e biscoitos, se une à ONU em 25 de setembro para celebrar o Dia Global de Ação pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A data foi criada pela entidade há um ano, durante reunião plenária da Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, em Nova York. Naquela reunião, a chamada Agenda 2030 foi adotada formalmente pelos 193 Estados-Membros da ONU e o Pacto Global – Rede Brasil, do qual a M. Dias Branco é signatária, encarregou-se da missão de engajar o setor privado nas metas estabelecidas para o bem-estar do planeta e da humanidade.
Desde 2013, a M. Dias Branco adota práticas sustentáveis em toda a sua cadeia de valor, de forma voluntária e estratégica, reafirmando sua responsabilidade com o desenvolvimento do planeta. Em 2018, a companhia passou a integrar oficialmente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, incorporando essas diretrizes a sua cultura corporativa. A partir dessa adesão, foram definidos compromissos públicos a serem alcançados até 2030, com iniciativas alinhadas aos 17 ODS.
Em 2022, com a revisão da Agenda Estratégica ESG, a empresa deu início a um novo ciclo de transformação, consolidando compromissos e estruturando ações em três pilares fundamentais: Cuidar do Planeta (Ambiental), Acreditar nas Pessoas (Social) e Fortalecer Alianças / Maximizar Valor (Governança).
Metas já alcançadas pela companhia
Como parte dos avanços já concretizados dentro da Agenda ESG, a M. Dias Branco celebra a conquista de uma das metas mais ambiciosas: o programa Aterro Zero. Em 2023, esse objetivo foi antecipadamente cumprido nas unidades Eusébio (sede da companhia e Fábrica Fortaleza), GME (CE), Maracanaú (CE), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Jasmine (PR). A Fábrica Fortaleza tornou-se aterro zero em outubro de 2023, após um período de dedicação ao desafio de antecipar a meta pública, com a busca por soluções sustentáveis sob os aspectos ambiental e econômico.
Revisão dos ODS Prioritários
Neste ano, a M. Dias Branco aproveita o dia dedicado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para anunciar a revisão de seus nove ODS prioritários, com o objetivo de direcionar suas ações para os temas de maior impacto transformador.
"Acreditamos que o setor privado tem um papel fundamental na aceleração dos ODS. Ao redefinir nossas prioridades, reafirmamos nosso compromisso com a transformação sustentável e com a geração de valor para toda a sociedade”, destaca Tiago Cid Timbó, Gerente Executivo de Comunicação e Sustentabilidade da M. Dias Branco.
Para conhecer a Agenda Estratégica de Sustentabilidade da M. Dias Branco, acesse: https://www.mdiasbranco.com.br/agenda-estrategica-esg/
Sobre a M. Dias Branco
Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 22 indústrias, sendo 13 Fábricas de Massas, Biscoitos e outros alimentos; 07 Moinhos de Trigo e 02 Fábricas de Cremes e Gorduras Vegetais, além de 25 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.
Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. Em novembro de 2021, realizou a aquisição da marca FIT FOOD, primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips. Com a aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, a Companhia ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a LasAcacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.
A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester, Isabela no Brasil e LasAcacias no Uruguai, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.
0 Comentários