![]() |
Foto: Albert Andrade |
Com atividades gratuitas e para públicos de todas as idades, o Museu do Amanhã abre as portas para a 19ª Primavera dos Museus. Sob o tema “Museus e Mudanças Climáticas”, a proposta da temporada, que começa no dia 22, é pautar temas como justiça climática, biodiversidade, cultura e clima, e propor novas abordagens para discussões e soluções acerca das mudanças climáticas, reforçando a importância dos museus enquanto agentes ativos de educação ambiental e mitigação climática.
Como destaque, no dia 23, a “Descomplica: Mudanças climáticas: O que os Museus têm a ver com isso?” acontece na Arena Esquenta COP a partir das 15h. Querendo atingir a todos os interessados, sejam ou não especialistas, a conversa será aberta e acessível, e abordará o papel dos museus frente à crise climática; as práticas possíveis e os desafios das instituições, levando em conta profissionais de museus, seus públicos e seus acervos; e como estes espaços, com suas diferentes linguagens, podem comunicar e apoiar na justiça climática. Com a participação de Josiane Kunzler (MAST), Heloísa Queiroz (Prefeitura) e Nina Pougy (Museu do Amanhã), e mediação de Vera Mangas (IBRAM), o encontro busca aproximar saberes diversos e construir pontes entre cultura, ciência e sociedade.
Para as crianças, tudo começa no dia 22 com a imersão “Bichinhos Pantaneiros”, em que fantoches interagem com o público para dividir curiosidades sobre a vida no Pantanal, dentro da exposição “Água Pantanal Fogo”. Os pequenos também são bem-vindos na oficina de Libras “Experimentações do Brincar”, sobre sinais relacionados à Ciência, que acontece no dia 23, e na contação de histórias sobre a comunicação de um sapo surdo, com sinais direto da Mata Atlântica, no dia 28.
Também acontecem, entre o dia 22 e 27, sempre às 10h30, as Imersões Cognitivas Sensoriais. Nelas, o público neurodivergente e seus acompanhantes são convidados a participar de experiências sensoriais em um espaço especialmente preparado para acolher e estimular diferentes formas de aprendizado e expressão, com atividades lúdicas, materiais adaptados e momentos de troca.
A Primavera dos Museus é organizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
SERVIÇO
Imersão: Bichinhos Pantaneiros
data: 22/09
horário da atividade: 10h30
local: Água, Pantanal, Fogo
classificação: Livre
limite de participantes: 30
Sem inscrições
Imersão: Cognitiva e Sensorial
data: de 22 a 27/09
horário da atividade: 10h30
local: Espaço Educativo
classificação: 7 a 12 anos
limite de participantes: 25
Sem inscrições
Experimentações do Brincar: Tá na Mão: Ciência em Libras (COM INTÉRPRETE)
data: 23/09
horário da atividade: 14h30
local: Espaço Educativo
classificação: livre
limite de participantes: 25
credenciamento: 14h às 14h30
Inscrições no local
Descomplica: Mudanças climáticas: O que os Museus têm a ver com isso?
data: 23/09
horário da atividade: 15h
local: Arena Esquenta COP
classificação: Livre
limite de participantes: 80
Inscrições via site do Museu do Amanhã
Trilhar o Museu em Libras (ATIVIDADE EM LIBRAS)
data: 25/09
horário da atividade: 10h30
local: Arena e Exposição Principal
classificação: Livre
limite de participantes: 25
Sem inscrições
Televisita TikTok Água e Emergências Climáticas
data: 26/09
horário da atividade: 17h
local: TikTok (Água Pantanal Fogo)
classificação: livre
Sem inscrições
Museu na Rua: Nosso quintal é o mundo: museus, territórios e mudanças climáticas
data: 27/09
horário da atividade: 10h30
local de encontro: Museu do Amanhã (MdA) (Atividade externa)
classificação: Livre
credenciamento: 10h
Inscrições via site do Museu do Amanhã
Trilhar Temático: Geopoética e Mudanças Climáticas
data: 27/09
horário da atividade: 11h
local: Arena Esquenta COP
classificação: Livre
limite de participantes: 80 pessoas
Sem inscrições
Amanhã de Histórias: Próxima sinalização…
data: 28/09
horário da atividade: 14h30
local: Observatório
classificação: Livre
Limite de participantes: 25
credenciamento: 13h50 às 14h20
Inscrições no local
Sobre o Museu do Amanhã
O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão — idg. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo. Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, conta com o Banco Santander Brasil como patrocinador master, Shell, Instituto Cultural Vale e Motiva como mantenedores e uma rede de patrocinadores que inclui Engie, IBM e TAG. Tendo a Globo como parceiro estratégico, copatrocínio da Águas do Rio, apoio da Bloomberg, B3, Rede D'or, White Martins, EGTC, Renner, Granado, TechnipFMC, EMS e Sulamérica. Através da Lei de Incentivo Municipal tem o apoio da Accenture e Fitch Ratings e conta com a parceria de mídia da Rádio Mix, NovaParadiso, Revista Piauí e Canal Curta ON.
Sobre o idg
Há mais de 20 anos, o idg atua na gestão e desenvolvimento de projetos culturais, ambientais e educacionais. Une conhecimento, inovação, criatividade e ousadia para dar vida a ideias e contar histórias que provocam reflexões e criam experiências.
Guiado pelo propósito de esperançar futuros possíveis, implementou e gere o Museu do Amanhã e o Museu do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro; o Museu das Favelas e o programa CultSP PRO, em São Paulo; e o Paço do Frevo, no Recife. Também é gestor operacional do Fundo da Mata Atlântica, no Rio de Janeiro, e, até o final de 2025, inaugurará o Museu das Amazônias, em Belém.
0 Comentários