![]() |
Divulgação |
A Nestlé Brasil vai investir aproximadamente R$ 450 milhões entre 2025 e 2028 para ampliar em 40% a capacidade produtiva da fábrica de Nescafé Dolce Gusto, em Montes Claros (MG), uma das cinco unidades da marca no mundo e a única das Américas. O aporte integra o pacote de R$ 7 bilhões anunciado pela companhia este ano, e tem como objetivo sustentar o avanço acelerado do negócio de cápsulas de cafés da Nestlé, que cresceu a duplo dígito nos últimos dois anos no país.
O projeto de expansão, que acrescentará 7.000 m² à unidade, será realizado em etapas e contempla a modernização de equipamentos, a automação de processos, a instalação de duas novas linhas para cápsulas de café e multibebidas à base de café (como cappuccino e latte) e a construção de um espaço dedicado ao envasamento de sachês de café solúvel –produto não fabricado na unidade–, além de áreas destinadas à paletização e ao armazenamento de insumos.
A primeira fase da ampliação da unidade, com início de operação prevista para o segundo semestre de 2026, contará com a criação de cerca de 1.000 empregos diretos e indiretos. A expansão da fábrica irá seguir até o primeiro trimestre de 2028 com a operação da linha de cápsulas de Nescafé Dolce Gusto e a geração de novos postos de trabalho.
A ampliação também tem como objetivo reforçar a grande capacidade de inovação de portfólio com novos sabores lançados todos os anos, um dos diferenciais da unidade e que a coloca entre uma das fábricas de Dolce Gusto que mais propõe novas soluções em cápsulas de cafés e de multibebidas no mundo.
“Nossa fábrica em Montes Claros tem um papel estratégico para a Nestlé, não apenas pelo volume produzido, mas pelo conhecimento técnico e inovação que entrega para o portfólio global de cafés da companhia. Este investimento reafirma nossa jornada de premiunização da marca Nescafé Dolce Gusto e nosso compromisso com a região e com o desenvolvimento de soluções cada vez mais inovadoras e sustentáveis, com foco em eficiência”, afirma Mariana Gradnauer, diretora da fábrica da Nestlé em Montes Claros.
Inaugurada em 2015, a fábrica de Nescafé Dolce Gusto em Montes Claros já passou por duas ampliações: a primeira, em 2018, com a instalação de novas linhas de produção de cápsulas da primeira geração, e a segunda, em 2022, dedicada à fabricação das cápsulas compostáveis de Dolce Gusto NEO.
Fábrica referência em ESG
Desde o início da operação de Nescafé Dolce Gusto, a fábrica tem como propósito promover a paridade e, hoje, 57% de seu quadro de colaboradores é composto por mulheres. Além disso, foi a primeira planta da Nestlé no Brasil a ter uma diretora de fábrica —posição que continua sendo ocupada por uma mulher.
A fábrica mineira é referência em sustentabilidade e foi a primeira da Nestlé no mundo a conquistar impacto ambiental neutro em três dimensões: água, resíduos e emissão de carbono. Construída estrategicamente ao lado da unidade de Leite Moça, utiliza 100% da água fornecida por ela, sem recorrer a fontes potáveis da natureza. Além disso, todos os resíduos gerados no processo de fabricação são destinados à reciclagem, compostagem ou coprocessamento, garantindo que não haja impacto negativo ao meio ambiente.
A unidade conta ainda com equipamentos com baixa emissão de gases poluentes, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas. Isso é um reflexo do comprometimento sólido da Nestlé em reduzir as emissões de gases de efeito estufa em prol da preservação do meio ambiente.
Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 18 unidades industriais em operação localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de 12 centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição).
Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros.
0 Comentários