Foto: Philogus
Climas mais quentes pedem vinhos mais leves, e a Cooperativa Vinícola Garibaldi prepara a chegada de dois novos produtos com esse perfil para abastecer, especialmente, o mercado da metade norte brasileira. Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste são o alvo da vez com os inéditos vinhos Vero Riesling e Vero Merlot que, ao mesmo tempo, diversificam pela primeira vez a linha Vero, até então composta apenas por espumantes.
Os novos rótulos chegam exalando jovialidade e frescor, representados por duas castas altamente adaptadas ao terroir da Serra Gaúcha. Ambos se caracterizam por serem vinhos bem frutados e leves, com baixo teor alcoólico, o que facilita o consumo. “São descomplicados, fáceis de beber, para o dia a dia, sendo ideais tanto para o público que está iniciando no mundo do vinho quanto para aquele que tem o hábito de consumo mais regular”, diz o enólogo da cooperativa Ricardo Morari, abordando o perfil dos produtos da linha Vero.
![]() |
| Foto: Philogus |
Essas especificidades também contribuem para o consumo desses vinhos nas regiões mais quentes do país. De acordo com Morari, tais bebidas permitem uma degustação que não seja, necessariamente, à temperatura ambiente, com os vinhos podendo ser refrigerados. “Regiões de climas quentes pedem vinhos menos concentrados e menos alcoólicos, mais frescos e frutados, com intensidade de fruta fresca, como é o caso dos vinhos da linha Vero”, destaca o enólogo.
Uma das primeiras uvas finas a serem introduzidas no Brasil, a Riesling teve boa adaptação na Serra Gaúcha, onde é colhida a matéria-prima para sua vinificação. O Vero Riesling tem coloração amarelo-palha e reflexos esverdeados, com olfato de notas de flor de laranjeira e um toque de frutas cítricas. Em boca, apresenta paladar leve e delicado, com acidez equilibrada e um toque mineral. A ausência de contato com carvalho garante a integridade do caráter varietal, evidenciando um vinho límpido, direto e moderno – fiel à sua origem e à filosofia de autenticidade da linha Vero. Para harmonizar, a Garibaldi indica canapés, saladas, peixes crus ou cozidos, aves, queijos, risotos e massas com molhos leves.
![]() |
| Foto: Philogus |
.jpg)
.jpg)
.jpg)
0 Comentários