![]() |
| Wagner Ramos - PCR Imagem |
15ª edição do Concurso da Rainha e do Rei do Baile Municipal da Pessoa Idosa do Recife 2026 foi realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, na manhã desta segunda-feira (26), no Centro de Convivência Maria da Conceição Guedes Pereira, Graças. Aílton Diogo Filho, 62 anos, participante do grupo Caminhando Feliz; e Laudicéia Santos de Oliveira, 65 anos, do Grupo 60+ da Escola Santos Dumont, foram coroados ao som da Orquestra Botelho Frevo e Folia e dos aplausos dos presentes. A seleção contou com 36 inscrições, sendo 25 candidatas e 11 candidatos.
“No Carnaval do Recife, uma das maiores expressões culturais da nossa cidade, lembramos da importância da inclusão, da convivência e da participação social. Garantir que as pessoas idosas ocupem o espaço do Centro de Convivência, e tantos outros, de forma ativa, é reconhecer suas histórias, assegurar o direito ao lazer e reafirmar o protagonismo delas. O Concurso da Rainha e do Rei do Baile Municipal da Pessoa Idosa materializa o compromisso tanto com o bem-estar das pessoas 60+ quanto com a valorização das tradições populares”, destacou o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho.
Os vencedores, ambos aposentados, receberão um prêmio no valor de R$ 5 mil cada. Além disso, a Rainha e o Rei vão mostrar tudo o que sabem de frevo e desfilar simpatia no Baile Municipal da Pessoa Idosa, que será realizado no dia 10 de fevereiro, no Classic Hall, das 14h às 17h.
“A emoção é muito grande. Estou feliz por representar as pessoas idosas. A minha filha, quando viu que o meu número na competição era o 12, a mesma data em que ela nasceu, disse logo que eu seria a vencedora. Eu me inscrevi no último dia e passei a ensaiar em casa mesmo, no intervalo dos afazeres, mas o pernambucano já tem o frevo no pé”, comentou a Rainha Laudicéia.
Já o Rei Aílton contou que participou do concurso pela segunda vez e ficou surpreso com o resultado. “A minha esposa foi a minha grande incentivadora, ela foi a figurinista. Ontem eu ensaiei até meia-noite. Eu sou carnavalesco, tanto que nasci na rua, numa terça-feira de Carnaval”, disse.
A comissão julgadora avaliou os concorrentes em relação à desenvoltura (postura, simpatia e elegância) e à coreografia da dança do Frevo (Criatividade e empolgação). Anna Karla da Silva Pereira, Chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, foi uma das juradas. “A gente presenciou alegria, vitalidade, brilhos e sorrisos, uma verdadeira aula, num evento tão organizado e com tanta participação. No Ministério, a agenda das pessoas idosas é uma prioridade. O Brasil está avançando e construindo políticas públicas para diversos grupos e interseccionalidades. A gente viu aqui homens, mulheres, pessoas com deficiência, todas se divertindo, unindo cultura e saúde”, afirmou.

0 Comentários