Dia do Cacau: 04 dicas de harmonização de cervejas com chocolate

Divulgação

 

A harmonização de cerveja com doces, apesar de não ser uma prática tão comum, revela-se uma experiência deliciosamente surpreendente. Embora para alguns seja uma novidade, a harmonização de cervejas com doces é uma prática estabelecida há bastante tempo. Especialistas em cervejas e gastronomia destacam que sobremesas à base de chocolates e café harmonizam perfeitamente com Stouts, Porters e suas variações.

Ana Paula Komar, sommelière de cervejas do Clube do Malte, maior clube de assinatura de cervejas do Brasil, ressalta que a escolha dos estilos de cervejas está diretamente ligada ao grau de intensidade da sobremesa, proporcionando uma experiência de degustação diferenciada. Ao explorar a harmonização de cerveja com qualquer tipo de prato, seja doce ou salgado, existem alguns princípios fundamentais que direcionam o paladar para uma combinação perfeita de sabores. Esses princípios incluem equilíbrio de forças, semelhança, contraste e complemento, cada um contribuindo para uma experiência sensorial única.

"A cerveja é uma bebida extraordinariamente rica em sua composição. Ao prestar atenção nos detalhes, podemos alcançar uma harmonização eficaz, proporcionando uma experiência excepcional na degustação", comenta Ana.

A harmonização com cerveja é uma prática enriquecedora e existem fatores que auxiliam na prática, como a carbonatação, a qual as  "bolhas" da cerveja auxiliam na limpeza do paladar, reforçam a sensação de frescor e aumentam a percepção do amargor, ácido e picante. Assim como também  corta a gordura que cobre as papilas gustativas, preparando o paladar para a próxima degustação. O malte que oferece dulçor e cereais ao paladar, contribuindo com características como caramelo, toffee, frutas secas, torrado e tostado, o lúpulo que oferece notas frutadas, florais, herbais tanto nos aromas quanto nos sabores, bem como o amargor da cerveja, e por fim a acidez que em alguns tipos de cerveja equilibra-se com a cremosidade e toques amanteigados de pratos e sobremesas.

Abaixo, Ana Paula Komar apresenta sugestões de harmonização de cervejas com diferentes tipos de chocolate, confira:

  • Chocolate meio amargo - com cervejas Dry Stout, Schwarzbier e Dunkel - esses estilos possuem presença de maltes tostados que combinam por semelhança com chocolates mais fortes.
  • Chocolates desse tipo têm uma concentração maior de cacau na sua receita. Com o chocolate com 50% de cacau é legal balancear o amargor do doce com cervejas mais leves, mas não tão suaves, outro bom exemplo disso são as Porters.
  • Chocolate com mais de 60% de cacau - com Imperial Stouts - essas cervejas possuem maior potência alcoólica, o que causa a sensação de aquecimento, ajudando a derreter o chocolate na boca.
  • Chocolate ao leite - com cervejas dos estilos Chocolate Stout e Robust Porter - a Chocolate Stout apresenta notas de café e chocolate, e possuem amargor mais suave do que as Dry Stouts. Já a Robust Porter sabor suave de malte torrado, chocolate e residual adocicado, combinando bem com esse tipo de chocolate.

Os chocolates ao leite têm o açúcar muito presente no seu sabor, por isso o ideal aqui é ir para o lado de cervejas com maior presença do torrado e tostado do malte, que não são tão suaves e adocicadas. 

  • Chocolate branco - com Fruit Lambics ou Fruit Beers - as Fruit Lambics, com notas ácidas e frutadas criam uma harmonização por contraste trazendo um “terceiro sabor” ao paladar.

O chocolate branco contém em sua receita manteiga de cacau, leite e açúcar e tradicionalmente é combinado com frutas vermelhas. E isso serve também para as cervejas. As com características frutadas, como as Fruit Beer, harmonizam super bem com esse tipo de chocolate.

"A harmonização de cervejas com doces é uma jornada sensorial única. Ao explorar essas combinações, abrimos as portas para um mundo de sabores e sensações", completa Komar.

Divulgação

Sobre o Clube do Malte   

Fundado em 2009 por Douglas Salvador, o Clube do Malte, com sede em Curitiba, Paraná, é o maior clube de assinatura de cervejas do mundo. Com mais de 150 mil clientes atendidos, a empresa conta com mais de 10 mil assinantes mensais ativos. Todo mês, os assinantes recebem em casa a chamada Caixa da Alegria, que conta com cervejas artesanais de verdade, copos, revistas e outros brindes. Além do clube de assinatura, o Clube do Malte também possui um forte e-commerce de cervejas, o maior do Brasil. Tornando-se, assim, entusiastas do mundo cervejeiro, a fim de apresentar o universo para aqueles que pouco conhecem da bebida e também promover a comunidade cervejeira. A empresa, em 2018, realizou uma oferta pública via crowdfunding, que resultou em R$ 1,5 milhão com 642 investidores, considerada a maior em uma só rodada. No ano seguinte, o Clube do Malte teve a oportunidade de adquirir a concorrente Beer, da Wine.  Hoje, a empresa investe firme em tecnologia, com o App Clube do Malte, e para o mercado B2B, como parcerias e a implementação da plataforma Beer Brookers, para vendas corporativas, que permite que pequenos e médios varejistas de qualquer região do país comprem cervejas especiais pela internet de forma simples e prática.



Postar um comentário

0 Comentários