Divulgação |
Resultado de uma pesquisa criteriosa, realizada pelos professores da Universidade Federal do Ceará, Beatriz Helena Nogueira Diógenes e Romeu Duarte Júnior, estudiosos na área de patrimônio edificado, o guia é importante contribuição para a construção de uma memória bibliográfica do Ceará, nesta área.
Além dos textos sobre cada patrimônio, o leitor encontrará fotografias atuais, em ângulos que com fidelidade, fornecem a dimensão histórica e o valor arquitetônico dos bens retratados, registrados pelo fotógrafo e jornalista, Jarbas Oliveira. Será possível, ainda, apreciar as plantas arquitetônicas de cada um dos bens.
Sobre a pesquisa – As editoras do livro, Dora Freitas e Sílvia Furtado, buscaram informações junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e à Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (Secult-CE), para a realização deste projeto, além de dados disponibilizados pelas instituições municipais que, em parceria com as estaduais, zelam e guardam os bens tombados.
“Estamos entregando para pesquisadores e entusiastas do Patrimônio Edificado do Ceará um livro capaz de instigar-lhes o desejo de viajar espacialmente e imaginariamente, no tempo cronológico. É uma obra que, sem dúvida, demarca a história do nosso Estado, colocando ao alcance das mãos do povo do Ceará, seus bens arquitetônicos de valores inestimáveis”, destacam as editoras, Dora e Sílvia.
Além da arquitetura tradicional de valor histórico-cultural encontrada nas cidades do Ceará, a publicação traz também exemplares do acervo da arquitetura rural em um primoroso projeto visual.
Para Beatriz Diógenes e Romeu Duarte Júnior, o livro “é também uma ferramenta de empoderamento político na medida em que oferece informações a todos, principalmente a quem se interessa pela produção e preservação de nossa herança edificada, buscando o futuro no presente a partir da fundamental valorização do passado.”
SERVIÇO
LANÇAMENTO DO LIVRO “GUIA DOS BENS TOMBADOS DO CEARÁ”
Dia: 27/03, quarta-feira
Horário: 19h
Local: Fundação Waldemar – Rua Júlia Vasconcelos, 100, Pio XII Aberto ao público.
0 Comentários