Beach Park amplia ações voltadas para reciclagem e inaugura Pátio de Compostagem

Divulgação

 

Nesta sexta-feira (17), Dia Mundial da Reciclagem, o Beach Park está inaugurando seu primeiro Pátio de Compostagem. Localizado no Porto das Dunas, o pátio conta com 600 metros quadrados e tem capacidade para receber diariamente 3,5 toneladas de resíduos orgânicos oriundo das atividades do Beach Park (Aqua Park, Vila Azul do Mar, Restaurante de Praia, Parque Arvorar e a Rede Hoteleira) assim como de produzir aproximadamente 518 toneladas de composto orgânico ao ano.

O Pátio de Compostagem tem como objetivo tornar o Beach Park autossuficiente no gerenciamento de seus resíduos orgânicos, transformando-os em adubo para uso nas áreas verdes e jardins do complexo. O local irá abrigar também um minhocário, que é uma forma alternativa para a compostagem, onde haverá a produção de húmus que é o composto mais nobre para adubação. O pátio também receberá em breve estudantes para atividades de educação ambiental. Essas ações integram e fortalecem o conjunto de medidas que o Beach Park já pratica no gerenciamento de seus resíduos sólidos.

Em 2023, a empresa reciclou mais de 97% dos resíduos gerados na execução de suas atividades. Foram recicladas mais de 3.000 toneladas de resíduos entre recicláveis e orgânicos. “O Beach Park segue práticas de gestão socioambientais e de governança atentas aos princípios do ESG e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A reciclagem é um importante pilar para a sustentabilidade, por isso adotamos estratégias eficazes e criativas em todas as atividades do grupo, como o parque, rede hoteleira e o paisagismo”, destaca Raíssa Bisol, gerente de Sustentabilidade do Beach Park.

Divulgação

Entre muitas ações de reciclagem, o Beach Park tem como destaque a parceria com a Empresa Hantaro, que transforma boias inutilizadas em chinelos que são comercializados nas lojas da Vila Azul do Mar e utilizados pelos colaboradores que atuam no parque aquático, além de serem doados para diversas ações sociais realizadas no destino turístico. Somente no ano passado, mais de três toneladas de boias tiveram esse destino.

Outro destaque é o projeto “Eu Reciclo”, uma ação de cunho social totalmente corporativa. A iniciativa, que existe há mais de uma década, tem dois objetivos: tirar da informalidade ex -catadores e reduzir o percentual de envio de resíduos para aterros sanitários. O projeto iniciou com 3% de reciclabilidade e atualmente o percentual está em 97% de reciclabilidade. A gestão de sustentabilidade do Beach Park conta com cinco ex-catadores em seu quadro fixo de funcionários que realizam o processo de triagem e reciclagem de resíduos como plásticos, papel, papelão, alumínio e etc.

Reconhecimento

Essas boas práticas na gestão de resíduos já renderam ao Beach Park importantes prêmios. A empresa foi a primeira no segmento turístico brasileiro a receber o Prêmio Lixo Zero, em 2022, concedido pelo Instituto Lixo Zero Brasil.  Em 2023, foi recertificado com 97% de reciclabilidade e conceito ‘A’ no Índice de Boas Práticas Ambientais.

Também em 2023, a empresa recebeu o Prêmio ‘Maurício de Sousa’, da Associação Brasileira de Parques e Atrações (Adibra), na categoria “ESG”, pela realização da ‘Jornada Sustentável’. O evento teve a finalidade de promover a conscientização ambiental, trabalhando o tema do descarte indevido dos resíduos na praia, rio, oceano e arredores do bairro Porto das Dunas.

Há três anos, o Beach Park inventaria e compensa suas emissões de carbono. Em 2022, recebeu o Selo ‘Empresa Carbono Neutro’ chancelado pela Organização Verra e no ano passado, o Grupo recebeu o Selo ‘Protetor da Serra das Almas – categoria Onça Parda’, da Associação Caatinga, por compensar suas emissões por meio da adoção de 20 hectares na Reserva Natural Serra das Almas.


Postar um comentário

0 Comentários