Divulgação |
Ao longo de séculos, o batom marcou movimentos históricos liderados por mulheres. No século XVI, à época de Elizabeth I, lábios vermelhos eram um símbolo de poder da rainha. Depois, chegou a ter seu uso proibido e ressurgiu como símbolo de movimentos de direitos das mulheres. Hoje, o ato de pintar os lábios segue forte pela sua tradição que conecta com autoestima, beleza e força.
Raras marcas do mundo viveram muitos marcos da humanidade, a Avon é uma delas. Hoje, a marca que é uma potência de maquiagem, segue líder absoluta em maquiagem no Brasil, e vende 1 batom a cada 3 segundos. “Avon nasceu americana e há 138 anos acompanha e provoca as mudanças sociais no que tange às mulheres”, diz Juliana Barros, diretora executiva de Marketing e Comunicação da Avon. “O batom da Avon tem uma rica história de impacto na vida das mulheres. Em mais de um século, tem sido o símbolo que acompanhou muitos momentos históricos para o empoderamento feminino", reforça.
Avon lançou seu primeiro batom em 1919, em um tubo metálico. À época, havia apenas duas cores – claro e escuro – e o produto era geralmente aplicado no estilo "cupid bow", que estava na moda na época, destinado a enfatizar os dois picos do lábio superior. No início do século 20, durante o movimento sufragista, manifestantes usavam batom vermelho para desafiar normas sociais.
Nos anos 1930, a empresa já oferecia uma gama de cinco cores e introduziu o "Avon Lipstick Sample Card" para que as clientes pudessem experimentar diferentes tonalidades. Nos anos 1940 e 1950, Avon se destacou com batons como "Double Dare Red" e "Ruby Red", inspirados pelas estrelas de cinema.
A campanha "Ding Dong, Avon Calling" lançada em 1954 tornou-se uma das mais bem-sucedidas da história da publicidade, solidificando a presença da Avon nas casas de milhões de mulheres.
Em meio ao Movimento dos Direitos Civis, nos Estados Unidos, o batom era símbolo de resistência e identidade. Angela Davis, por exemplo, utilizava o produto em tons fortes para projetar sua presença e questionar paradigmas.
Nos anos 1970, a atmosfera de rebeldia novamente se estendeu ao cosmético e surgiram tendências com tons laranja, coral e fúcsia – em substituição aos rosas e vermelhos. Celebridades, como David Bowie, surgiram usando o este e outros itens de maquiagem para – mais uma vez - quebrar barreiras e questionar padrões.
Com os anos 1980, Madonna e Cindy Lauper trouxeram uma explosão de cores de batom. Além disso, o gloss também refletia a estética da década por seu brilho intenso. “Madonna reinventou o batom vermelho vivo e Cindy Lauper encampou o metalizado”.
Divulgação |
Em 1990, o filme "Edward Mãos de Tesoura" destacou a marca Avon em uma cena memorável. A personagem Peg Boggs, uma representante Avon, tenta vender produtos da marca para Edward, protagonista da história. “Esta aparição foi totalmente orgânica, não foi uma encomenda da marca Avon para o cineasta. O filme ajudou a reforçar a imagem da Avon como uma presença constante e confiável nas vidas das mulheres”, explica a executiva.
Um momento icônico recente foi durante a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2019, quando a jogadora brasileira Marta usou o batom Power Stay da Avon em campo. Este ato além de destacar a durabilidade do produto, mesmo em situações de alta intensidade com suor e contato, trouxe à tona também a discussão sobre a representatividade e equidade de remuneração das mulheres nos esportes.
Ainda em 2019, a Avon invadiu as redes sociais e programas de TV com celebridades usando um batom roxo, cor símbolo do feminismo, para chamar atenção sobre violência contra mulheres e meninas, dando visibilidade ao tema e ao empoderamento feminino.
No carnaval deste ano, a influenciadora Lore Improta usou um batom Avon durante sua participação no Carnaval na Sapucaí. Sua escolha do batom destacou a versatilidade e a qualidade dos produtos Avon, mostrando que a marca continua a ser uma escolha popular entre figuras públicas modernas. “O batom da Avon mais uma vez foi o escolhido quando uma personalidade quer um batom de impacto e que dure por muitas horas intacto”, comenta Juliana Barros.
Há algumas semanas, um batom da Avon voltou a se destacar, desta vez de uma forma ainda mais atípica, mas igualmente marcante: uma garotinha ganhou a internet ao pintar todo o rosto com batom de alta duração da Avon em uma cor rosa choque. O meme divertiu as redes sociais. "A formulação do batom não é indicada para crianças – assim como qualquer maquiagem – e muito menos para aplicação em todo o rosto. Apesar da dificuldade para remover a cor, pois nossa fórmula realmente dura, não causou nenhuma reação adversa. Além de ficar famosa, a garotinha recebeu um kit de produtos infantis Avon para se divertir à vontade e a mãe, vários batons Power Stay", conclui Barros.
0 Comentários