Azul Conecta completa quatro anos de operação com 290 mil Clientes transportados

 

Foto: Luis Alberto Neves

São quatro anos de história ligando cidades onde nenhuma outra empresa aérea voa. Desde a criação da Azul Conecta, em 2020, é possível viajar, por exemplo, de Cuiabá a Aripuanã, no Centro-Oeste, em apenas duas horas de voo. Enquanto, para o mesmo trajeto, são mais de 12 horas de estrada. Em regiões como no Norte, a Azul Conecta é a única opção para além do barco, como é o caso dos 522 km que separam Tefé (AM) de Manaus (AM). São 36 horas de barco reduzidas para uma hora e meia de avião.  

O plano da Azul Conecta sempre foi ambicioso: conectar os brasileiros com todas as cidades do país. E a empresa vem, ano a ano, aumentando sua capilaridade, com muitos motivos para comemorar. Em julho de 2024, bateu um recorde. Foram 2.800 horas em apenas um mês.  

"Sempre sonhamos em conectar os brasileiros com o Brasil, além de mostrar ao mundo a diversidade de belezas existentes aqui e estimular o potencial do desenvolvimento social e econômico por meio da aviação regional. E para isso, a operação da Conecta é fundamental, encurtando distâncias. Podemos chegar onde a maioria das aeronaves de Linha Aérea não chegam, em aeroportos muito pequenos”, explica John Rodgerson, CEO da Azul.  

A Azul Conecta voa atualmente para mais de 100 destinos sendo 52 regulares, conectando, principalmente, as regiões Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste do país.  

“Algumas regiões do Brasil entendem mais a necessidade da aviação regional, como é o caso do norte do país. Moradores de estados como o Amazonas e o Pará, por exemplo, costumavam fazer trajetos de barco que duravam dias, mas com a chegada da empresa, passaram a visitar destinos em poucas horas. Isso é uma conquista enorme para o turismo nacional, as economias locais e, consequentemente e o mais importante, aos brasileiros”, afirma José Sousa Ramos Júnior, Diretor Presidente da Azul Conecta  

Todos os destinos atendidos pela Azul Conecta se ligam aos principais hubs da companhia, em Campinas (SP), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), além dos minis hubs em Manaus (AM), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Cuiabá (MT), Belém (PA) e outros.  

“Os Clientes que saem de Jacarepaguá, por exemplo, podem adquirir voos para destinos internacionais, a partir de conexão com o BH Airport, como Curaçao (Caribe), Orlando e Fort Lauderdale (Estados Unidos). Com um único bilhete aéreo pode garantir ainda mais agilidade e conectividade, já que terão suas bagagens despachadas direto até o destino final”, explica Ramos. 

A frota mais versátil do Brasil  

Os Clientes que optarem por voar com a Azul Conecta estarão a bordo de aeronaves Cessna Gran Caravan, um turboélice regional monomotor com capacidade para até nove Clientes. A frota da empresa conta com 27 unidades do Cessna, inclusive com modelos de última geração. Três aeronaves são exclusivamente cargueiras, contribuindo para a expansão da Azul Cargo Express, unidade de cargas da Azul que pode levar materiais a cidades que não são atendidas por voos regulares da empresa. Cada aeronave é responsável por voar em torno de 200 horas por mês.   

Novo hangar da Azul Conecta   

A Azul Conecta inaugurou um novo Hangar. O centro de operação da Azul Conecta fica na cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo. O local vai ter espaço para Hangaragem de nove aeronaves. O espaço é responsável por realizar a manutenção das aeronaves e de treinamento de pilotos.    

Inteligência Artificial  

A Azul Conecta é a primeira empresa aérea no Brasil a utilizar a IA no setor de planejamento de manutenção. Com ela, é possível planejar que a aeronave esteja mais próxima das bases de manutenção quando precisam parar para a vistoria. As manutenções sempre são feitas em Manaus, Cuiabá, Recife e Jundiaí. 

O próximo é a conclusão do projeto da Inteligência Artificial para sugerir o planejamento das escalas dos Tripulantes, dos treinamentos dos pilotos com alocação dos instrutores de voo e dos aviões disponibilizados para a capacitação. “Em breve, essa tecnologia também estará disponível justamente para otimizar o tempo dos tripulantes para voo. Nós temos que saber, por exemplo, qual o melhor momento para removê-los da escala de voo para fazer um treinamento. A gente tem que ver, por exemplo, qual o melhor momento para tirá-los da escala de voo para fazer um treinamento”, complementa Luiz Barbosa, Gerente de Inovação e Novos Negócios da Azul. 

A Azul Conecta também quer implementar a IA na manutenção preditiva de motores, isto é, um conjunto de técnicas que utiliza ferramentas de monitoramento e análise de dados para identificar potenciais falhas em equipamentos ainda em estágios iniciais. “Essa abordagem permite ações preventivas, evitando paradas não planejadas e otimizando a eficiência operacional, antecipando e encontrando a raiz de problemas em equipamentos. Antes mesmo de se tornarem problemas potenciais, o nosso time já pode agir quando ainda somente se encontram sintomas”, explica Ramos.   

Maior operadora de Cessna Caravan na América Latina 

A Azul Conecta foi reconhecida como a maior operadora da frota de aeronaves turboélice Cessna Caravan na região da América Latina. O prêmio foi dado pela empresa Textron Aviation, fabricante do Equipamento. A Azul Conecta, companhia aérea brasileira doméstica e sub-regional, possui uma frota de 27 aeronaves Caravan. 

A empresa é a quinta maior operadora de caravans do mundo e a segunda maior operadora de caravans fora dos Estados Unidos. 

Sobre a Azul Conecta   

Focada no desenvolvimento da aviação sub-regional, a Azul Conecta possui 8 bases operacionais tendo como sede a cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo. Com 27 aeronaves Cessna Grand Caravan/ Caravan EX, sendo 3 modelos exclusivamente cargueiros, a Azul Conecta voa para mais de 80 destinos no país atuando no fortalecimento da conectividade da malha aérea da Azul.  

Sobre a Azul   

A Azul S.A. (B3: AZUL4, NYSE: AZUL) é a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, com mais de 900 voos diários, para mais de 150 destinos. Com uma frota operacional com mais de 160 aeronaves e mais de 14.000 tripulantes, a Azul possui mais de 300 rotas diretas em voo regionais, domésticos e internacionais. Em 2022, a Azul foi eleita a companhia aérea mais pontual do mundo, segundo o relatório OnTime Performance-OTP Review da Cirium – a principal referência mundial de dados operacionais do setor. Além disso, em 2020, conquistou o prêmio de melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor Travelers' Choice, sendo a única empresa brasileira a receber ambos os reconhecimentos. 

Postar um comentário

0 Comentários