Gramado lança edital de apoio ao setor audiovisual com recursos da Lei Paulo Gustavo

 

Divulgação

A Prefeitura Municipal de Gramado, através da Secretaria da Cultura, acaba de lançar o Edital de Complementação para Realização de Filme Longa-Metragem (Edital nº 46/2024), oferecendo R$ 115.000,00 para apoiar projetos de longa-metragem que já tenham parte dos recursos captados e/ou estejam com etapas em andamento. O recurso é destinado a produtoras brasileiras independentes que atendam aos requisitos previstos, em conformidade com a Lei Complementar 195/2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo.

Criada para mitigar os efeitos da pandemia no setor cultural, a Lei Paulo Gustavo tornou-se um marco no incentivo à produção artística em todo o país, consolidando o maior investimento direto já realizado na cultura brasileira. Esse edital em Gramado reforça a importância contínua do apoio regional ao setor audiovisual, agora com um olhar para a sustentabilidade e o fortalecimento de uma cultura local vibrante e ativa. Com esses recursos, espera-se contribuir diretamente para a valorização da produção cultural, que desempenha um papel essencial na preservação da identidade e na promoção da diversidade cultural de Gramado e do Brasil.

“Realizar editais de fomento é uma maneira de democratizar o acesso aos recursos públicos para a cultura,” destaca o Secretário da Cultura, Joe Cardoso. “Esse mecanismo garante que artistas e produtores locais tenham a oportunidade de concretizar seus projetos e compartilhar suas histórias. Nosso compromisso com a cultura vai além do apoio financeiro; é sobre fortalecer a identidade cultural da nossa cidade e abrir espaço para que novas vozes se expressem e alcancem o público. Cada edital lançado pela Secretaria é uma chance de impulsionar talentos e dar visibilidade ao trabalho árduo de quem faz a cultura acontecer em Gramado e no Brasil”.

Inscrições

As inscrições para o edital estarão abertas de 25 a 31 de outubro de 2024 e devem ser realizadas exclusivamente por e-mail, seguindo os requisitos e formulários indicados no edital. Toda a documentação necessária deverá ser enviada em um único arquivo PDF, facilitando o processo de análise e avaliação pela Secretaria da Cultura.

Os critérios de seleção darão especial atenção à relevância cultural e social dos projetos, além do impacto no cenário cultural de Gramado. A avaliação também considerará o compromisso dos projetos com a acessibilidade e inclusão social, em linha com as diretrizes da Lei Paulo Gustavo.

Para mais detalhes e acesso ao edital completo, acesse o site da Prefeitura de Gramado, na página da Secretaria da Cultura: https://gramado.atende.net/subportal/secretaria-de-cultura.

Postar um comentário

0 Comentários