Médica cearense Kathiane Lustosa palestra na renomada Mayo Clinic, nos EUA

 

Divulgação

Referência em cirurgias ginecológicas robóticas, a médica cearense Kathiane Lustosa esteve no Arizona, Estados Unidos, no último dia 10, para palestrar na Mayo Clinic, um dos centros médicos mais respeitados do mundo.

Durante o evento, a especialista abordou temas relevantes da ginecologia, como miomas e istmocele – um defeito de cicatrização resultante de cirurgias cesarianas. Com vasta experiência na área, a profissional compartilhou seu conhecimento, reforçando a importância da tecnologia na medicina para melhorar os resultados cirúrgicos e a qualidade de vida das pacientes.

"Foi um momento de grande realização, quase um check naquela lista de sonhos profissionais que construí ao longo dos anos", destacou a médica, celebrando a oportunidade de representar o Brasil em um palco de excelência médica internacional. Sua participação na Mayo Clinic reforça seu reconhecimento como uma das principais especialistas em ginecologia robótica, consolidando seu papel na evolução das cirurgias minimamente invasivas e no aprimoramento do cuidado ginecológico.

Dra. Kathiane destaca que esse tipo de cirurgia ginecológica está em constante evolução, avançando rapidamente. Para ela, poder compartilhar conhecimento em um dos centros médicos mais respeitados do mundo reafirma a relevância do trabalho realizado no Brasil, especialmente no Ceará. “Trata-se de dedicação, superação, aprendizado contínuo e do compromisso de oferecer sempre o melhor às pacientes”, enfatiza a médica, que atua como diretora do Instituto Salvata de Educação e da Clínica Salvata, que é referência no cuidado com a saúde e qualidade de vida da mulher, ao lado das médicas Sara Arcanjo e Andreisa Bilhar.

Sobre a Dra. Kathiane Lustosa

A Dra. Kathiane Lustosa foi a primeira mulher cirurgiã no Ceará certificada pela empresa Intuitive Surgical para operar a plataforma robótica da Vinci, uma das mais avançadas em tecnologia cirúrgica, em 2023.

A da Vinci é a plataforma robótica mais utilizada em cirurgias no mundo, revolucionando procedimentos minimamente invasivos ao permitir o acesso a órgãos internos sem grandes incisões. Com ferramentas altamente tecnológicas, o robô proporciona mais estabilidade e precisão, ampliando a visão e os movimentos do cirurgião.

Apesar da tecnologia de ponta, o controle da cirurgia permanece nas mãos do médico. "O sucesso do procedimento depende da união entre a expertise do cirurgião e os avanços tecnológicos", destaca a Dra. Kathiane Lustosa.

Kathiane Lustosa é Doutora e Mestre em Cirurgia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tem o Título Endoscopia Ginecológica da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasco), presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (Sobracil) Capítulo Ceará, preceptora da residência médica em ginecologia da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESPCE), Coordenadora do Fellowship em Cirurgia Ginecológica minimamente invasiva da Rede D’or e do Instituto Salvata, além de diretora da Clínica Salvata.

Postar um comentário

0 Comentários