GNR Fortaleza é a Usina de Biometano que mais emitiu e aposentou GAS-REC no Brasil

 

Divulgação

A Usina de Biometano GNR Fortaleza (CE), uma parceria entre a Marquise Ambiental e a MDC Energia, produziu em 2024,  31,6% de todo biometano do país, segundo a ANP – Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível.

A Usina emitiu entre os anos de 2021 e 2023  2.979.385 MMBTU, foram vendidos 1.603.267 MMBTU e foram aposentados até 2024, 899.697 MMBTU. Estes resultados permitiram à empresa ser ganhadora de prêmio promovido pelo Instituto Totum, na categoria Empresa que mais emitiu e aposentou GAS-RECs em 2024. A premiação valoriza empresas destaque em certificados de energia e gás em 2024. 

Cada GAS-REC é um certificado relativo à  1 milhão de BTU (British Termal Unit) ou 0,29 MWh de energia renovável produzida pelo biometano, injetado em dispositivo de distribuição de gás ou utilizado pela empresa. 

O Certificado Gas-Rec é auditado pelo Instituto Totum e é aposentado quando é retirado definitivamente de circulação após seu uso. Uma vez aposentado, o Certificado não pode mais ser transferido, comprovando que o consumidor utilizou gás de origem renovável e contribuindo para suas metas de sustentabilidade e descarbonização.

A Certificação rastreia o biogás ou o biometano proveniente de usinas de produção pela cadeia de fornecimento de forma a provar que o consumidor de gás se apropria da parte renovável do gás consumido. É o chamado gás natural renovável, proveniente de fontes renováveis. 

“A GNR Fortaleza vem assumindo um protagonismo no que se refere à produção no setor de biometano. O GAS/REC atesta a origem e qualidade do biometano que produzimos e é a ferramenta que permite  o correto report sobre a substituição de emissões fósseis por emissões biogenicas nos  processos produtivos de empresas”, esclarece Suzana Marinho, diretora da GNR Fortaleza e Superintendente de Biogás e Energia da Marquise Ambiental.

Certificado de procedência e uso do biometano 

A certificação GAS-REC é do Instituto Totum e pioneira no País. Ela rastreia o biogás e o biometano gerado e distribuído, chegando até o ponto de consumo. O rastreamento é feito por um sistema de book and claim, ou seja, de entradas e saídas, sem necessariamente seguir o fluxo físico, já que o gás natural fóssil e o gás natural renovável se misturam em proporções variáveis durante a destinação ao consumidor final.


Postar um comentário

0 Comentários