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A crescente preocupação com hábitos alimentares mais equilibrados tem impulsionado o consumo de snacks naturais e com baixo teor calórico. Nesse contexto, as azeitonas vêm ganhando espaço entre os consumidores como uma opção de petisco mais saudável quando comparada a alimentos ultraprocessados.
De acordo com dados da Statista, o mercado de salgadinhos no país deve gerar uma receita de US$ 92,6 milhões, com previsão de crescimento anual de 6,49% até 2029, atingindo US$ 126,8 milhões. O crescimento reflete a demanda por produtos que combinam praticidade e valor nutricional.
Nesse cenário, as azeitonas têm ganhado destaque como uma alternativa de petisco saudável. Com 145 calorias por 100 gramas, a azeitona verde em conserva apresenta um dos menores índices calóricos entre os petiscos tradicionais. Segundo a 9ª edição da Tabela de Composição Química dos Alimentos, de Guilherme Franco, a mesma quantidade de batata chips contém 536 calorias; o amendoim torrado salgado, 595; e o torresmo, 540.
“Além de práticas, as azeitonas são naturalmente ricas em nutrientes que contribuem para a saúde cardiovascular e o bom funcionamento do organismo. Elas oferecem gordura monoinsaturada, associada à redução do colesterol LDL, além de fibras, polifenóis antioxidantes, minerais como ferro, cálcio e fósforo, e vitaminas A, E e K”, explica Fabiane Veltrini Sanches, nutricionista do Grupo Vale Fértil (CRN8/693).
Entre os formatos disponíveis, os snacks de azeitonas da Vale Fértil são comercializados em embalagens de 50g, com 73 kcal por pacote e 230 mg de sódio, sem adição de conservantes ou salmoura. Já a azeitona verde com caroço em vidro apresenta 23% menos sódio em comparação com outras marcas, devido a um processo de pasteurização que reduz o teor de sódio e a utilização de conservantes.
Com o crescimento da oferta de produtos prontos para o consumo e com composição nutricional mais equilibrada, os petiscos saudáveis tendem a se consolidar como um segmento relevante no varejo alimentar. “A escolha por alimentos naturais, nutritivos e com menos ingredientes artificiais, não é uma moda passageira. Trata-se de uma mudança de comportamento que veio para ficar”, conclui Fabiane.
Grupo Vale Fértil
Fundado em 1947, o Grupo Vale Fértil está presente nas principais redes de varejo, atacados e distribuidores, oferecendo seus produtos em todo o território brasileiro. Seu portfólio inclui uma ampla variedade de azeitonas, azeites de alta qualidade e conservas vegetais, como pepino, palmito, cebolinha, tomate seco, aspargos, champignon, alcaparras, entre outros.
As plantações de oliveiras do Grupo Vale Fértil estão localizadas na Argentina, país de origem da empresa, e representam 30% da produção total de azeitonas. Além disso, o grupo conta com fornecedores estratégicos na Espanha, Peru e Egito, garantindo uma produção diversificada e de qualidade reconhecida internacionalmente.
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