Macarrão confirma versatilidade e popularidade com presença em 99% dos lares brasileiros

 

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O Dia do Macarrão, comemorado em 25 de outubro, celebra um dos alimentos mais versáteis e populares entre os brasileiros, e que é amplamente representado pelas marcas da Selmi, como Renata, Galo e Todeschini. Essas marcas oferecem uma vasta gama de opções que vão desde macarrão com ovos até variedades sem glúten, atendendo ao paladar e às necessidades de todos os consumidores.

De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), cerca de 44,5% dos brasileiros consomem massas semanalmente e o macarrão está presente em 99,8% dos lares do Brasil.

O consumo do alimento, em 2023, envolveu uma produção de 1,2 milhões de toneladas de macarrão no Brasil, gerando um faturamento de R$13,8 bilhões. Esses números demonstram a popularidade da massa, que é um alimento versátil e acessível, permitindo ao consumidor manter uma dieta nutritiva e equilibrada sem grandes custos.

Além da importância cultural e econômica, o macarrão é uma ótima fonte de carboidratos, nutriente que desempenha um papel crucial no funcionamento do organismo, especialmente, para atividades físicas e mentais. Segundo a recomendação do Guia Alimentar para População Brasileira, do Ministério da Saúde, de 55% a 75% do total de calorias ingeridas diariamente devem ser provenientes do carboidrato, ou seja, de cinco a seis porções diárias. No entanto, o que poucos sabem é que o macarrão também se destaca por ser uma fonte significativa de fibras e proteínas, que contribuem para a saúde digestiva e a construção muscular.

As marcas da Selmi: Renata (Portfólio completo e sofisticado), Galo ( O macarrão do Brasil) e Todeschini (Receita de família italiana que traz um toque de itália em cada prato). Portfólio completo que oferece uma gama muito variada de opções e receitas entre cortes e tipos como Macarrão com Ovos, Grano Duro, Sêmola, Semolado, Comum, Sem Glúten, Orgânico, Integral, Adicionado de proteína e instantâneos.

A história do macarrão no Brasil

De acordo com registros históricos, a massa teria se originado na China e, posteriormente, levada para a Itália pelo explorador Marco Polo. Popularizada em terras italianas, atualmente é apreciada por diversas culturas e, no Brasil, chegou por meio da imigração italiana, onde se consolidou como um dos alimentos mais consumidos.

A Selmi foi fundada pelo imigrante italiano Adolpho Selmi e se consolidou como uma verdadeira referência na produção de macarrão e massas. As três marcas contam com diversos cortes e linhas especiais, como massas de Grano Duro, Integral, Sem Glúten e Veggie Protein.

“As massas são a base da história da Selmi e estamos em constante busca por inovação para manter nossa tradição, ao mesmo tempo em que atendemos às novas demandas dos consumidores, garantindo qualidade e sabor em cada produto” diz Marcelo Guimarães, o diretor comercial da empresa.

Sobre a Selmi:

São 137 anos de tradição, conquistando a preferência do consumidor com diversos tipos e cortes de massas, farinhas especiais, biscoitos, bolos, bolinhos, mistura para bolos e azeites. A receita é de sucesso: matérias-primas selecionadas, tecnologia de ponta e controle rigoroso. O resultado é a produção de centenas de toneladas por dia, sempre mantendo a receita da legítima massa italiana, que era seguida por Adolpho Selmi, o fundador da companhia, em 1887. A empresa possui hoje modernas fábricas em Sumaré (SP) e Rolândia (PR), além de maquinário e engenharia de produção de primeiro mundo – com a capacidade de expandir sua estrutura física, sem interromper a produção.

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