![]() |
Divulgação |
O Grupo JCPM lançou esta semana para o mercado seu 3º Relatório ASG. O documento apresenta os principais resultados e avanços de 2024 nas agendas ambiental, social e de governança da empresa líder no setor de shopping centers no Nordeste e referência nos ramos imobiliário e de comunicação. Na capital cearense, entre os negócios estão o RioMar Fortaleza e o RioMar Kennedy, que se destacam no relatório com ações de incentivo ao empreendedorismo social e diversidade e inclusão.
Entre os projetos está o Moda TransForma, promovido pelo RioMar Kennedy em parceria com o Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM). A iniciativa promove a inclusão de pessoas transgênero e travestis por meio da moda, culminando em um desfile no mall, para um público de 600 pessoas, com 35 looks autorais de estilistas trans da Casa Andaluzia. Uma feira com produtos de empreendedores LGBT também reforça a representatividade durante o evento. O projeto foi finalista do Prêmio Abrasce 2025 na categoria Newton Rique de Sustentabilidade.
Outras iniciativas de fortalecimento comunitário dos shoppings do Grupo JCPM em Fortaleza são a Feira Negra e os Quiosques Solidários. A primeira visa valorizar a cultura afro e o empoderamento financeiro de pessoas negras. Com lojas inauguradas em 2021, a Feira Negra já beneficiou mais de 30 famílias, representando a principal fonte de renda para 90% dos participantes. Já com Quiosques Solidários, a cada mês instituições filantrópicas cearenses reconhecidas pela atuação em causas socioambientais ocupam os espaços, sem custos, para a venda de artesanato e artigos personalizados. Toda a renda é revertida para o trabalho social desenvolvido por cada instituição.
INDICADORES SOCIOAMBIENTAIS
Entre outros indicadores ambientais apresentados pelo Relatório está o consumo de 100% de energia provenientes de fontes renováveis (certificação I-REC) em todos os shoppings de administração direta e 70% de todos os resíduos recicláveis gerados destinados a cooperativas locais.
Ao longo das nove décadas de atuação, celebradas este ano, o pioneirismo se tornou marca do Grupo, além da transversalidade do compromisso social operado pelo IJCPM e pela Fundação Pedro Paes Mendonça (FPPM). O compromisso com as pessoas e a comunidade do entorno conduz os investimentos sociais que somaram R$ 17,9 milhões em 2024.
No IJCPM, que conta com seis unidades, distribuídas em quatro estados, no ano passado foram realizados 8.789 atendimentos, com ações de educação, capacitação profissional e formação cidadã de jovens moradores do entorno dos empreendimentos do Grupo JCPM. A FPPM atua para a melhoria da qualidade de vida da comunidade da Serra do Machado, no interior do Sergipe, beneficiando cerca de 2 mil moradores do distrito, com iniciativas voltadas para educação, cultura, acolhimento social e saúde.
Para o presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, os dados apresentados refletem o comprometimento das equipes com a sustentabilidade e a transparência no desenvolvimento dos negócios, empenhados na melhoria contínua dos resultados. “O Nordeste, como nossa região de base e de referência, segue sendo o foco de nosso desenvolvimento, onde buscamos impactar positivamente tanto para questões ambientais quanto sociais”, destaca.
Com a gestão de sete shoppings de administração direta (RioMar Aracaju, RioMar Fortaleza, RioMar Kennedy, RioMar Recife, Salvador Shopping, Salvador Norte Shopping e Shopping Jardins), do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, e com empreendimentos imobiliários, que inclui condomínios comerciais e o recém-lançado Condomínio Praia de Guadalupe, no Litoral Sul de Pernambuco, o Grupo JCPM gera 3,1 mil empregos diretos e impulsiona outros cerca de 40 mil empregos.
Todos os dados do Relatório ASG 2024 do Grupo JCPM podem ser conferidos em: sustentabilidade2024.jcpm.com.br
0 Comentários