Chocolates Haoma recebe investimento para crescer no Brasil e no exterior

 

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Os planos de expansão da marca de chocolates Haoma acabam de ganhar reforços de peso. Focada em produtos premium saudáveis, a empresa avaliada em "nove dígitos" (acima de R$ 100 milhões) anuncia um aporte de dois novos sócios, Moriah Asset e Baraúna. De acordo com os fundadores da empresa, Iana Macedo e Thiago Amaral, que já tinham como sócios a influenciadora Juju Norremose e o marido Sérgio Bruno, o dinheiro será usado na expansão da marca no varejo, por meio da abertura de até 60 pontos de venda próprios, em shopping centers e aeroportos, nos próximos cinco anos.

Hoje, a Haoma tem três unidades próprias, em shoppings de São Paulo e Rio de Janeiro, além de vender online e por meio de mais de 2 mil varejistas, no Brasil e em Portugal. Agora, com a ampliação no número de lojas próprias, a ideia é oferecer aos consumidores uma experiência de compra mais sofisticada em larga escala, com opções de papelaria, embalagem para presentes e atendimento mais próximo, com a identidade da marca, afirma Amaral.

A estratégia tem também vantagens financeiras, acrescenta o empresário. “Nas operações próprias, vendemos no valor cheio, diferente do que acontece no atacado, quando atendemos parceiros e revendedores, que têm tabelas de preços específicas para a aplicação das próprias margens aos preços”, diz.

Fabiano Zettel, fundador e CEO da Moriah, avalia que as lojas próprias devem ainda dar maior visibilidade à marca em pontos com localização estratégica. Nos shoppings, pela circulação de um público de alta renda, formador de opinião. Nos aeroportos, pelo fluxo de estrangeiros, uma vez que a empresa já vende e tem planos de crescer também lá fora. “É uma empresa muito sólida e bem administrada, com um produto sofisticado, de alta qualidade, com ótimas perspectivas de expansão. Vemos ainda muitas potenciais sinergias e possibilidades de parceria com outras empresas do nosso portfólio”, afirma.

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 Estratégia via influencer

Criada em 2017, a Haoma surgiu do sonho do casal Iana e Thiago de unir um estilo de vida mais saudável à produção de chocolates exclusivos, de alta qualidade, sem adição de açúcares e respeitando a natureza. Para ganhar destaque, a dupla criou o primeiro produto pensando em Juju Norremose. Na época, o casal tinha um empório de produtos naturais e percebia o poder da influenciadora. Com mais de 1,3 milhão de seguidores e engajamento altíssimo, tudo o que ela divulgava sumia rapidamente das prateleiras. Assim, criaram um bombom de avelã, sem açúcar, com colágeno e whey protein e enviaram a ela.

“Quando experimentei o bombom, senti que era um produto alinhado com a minha proposta de fazer com que as pessoas sintam os benefícios de uma vida mais saudável, com mais qualidade", afirma Juju Norremose.

O contrato de patrocínio inicial evoluiu para um acordo de sociedade e turbinou o negócio. Com a entrada de Juju Norremose e Sérgio Bruno, a linha de produtos foi expandida e o faturamento cresceu 800%, em doze meses. Com a pandemia, em 2020 a empresa acelerou o seu e-commerce e passou a atender todo o Brasil, além da Europa, por meio de parcerias e vendas online. Desde então, a empresa cresce cerca de 30% ao ano, mantendo a margem Ebitda (indicador de capacidade de geração de caixa) entre 30% e 35%. “Em 2023, processamos mais de 100 toneladas de produtos e preparamos nossa fabrica, aumentando a capacidade de produção. Agora, estamos prontos para crescer cinco vezes”, diz Sérgio Bruno.

Segundo ele, a empresa sempre foi muito sólida e todo investimento durante esses anos foi com recursos próprios gerados pela própria companhia. Em 2022, após muito serem sondados por grandes players do mercado, decidiram que era a hora de iniciar um processo de escolha de investidores com o objetivo de acelerar o plano de expansão usando não apenas recursos financeiros de terceiros, mas também conhecimento. Para assessorá-los no negócio, escolheram a XP e, após alguns meses de negociações, definiram seguir com a Baraúna e a Moriah Asset.

“A Baraúna tem larga experiência em investimentos no varejo, uma peça-chave para a contratação de pessoas, enquanto a Moriah traz para o negócio seu ecossistema de empresas e know how em saúde e bem-estar. Com elas, queremos encurtar os caminhos para levar a mais pessoas um chocolate único, saudável, sem açúcar e muito saboroso”, afirma Sérgio Bruno.

Da amêndoa de cacau à barra

Um dos grandes diferenciais do chocolate Haoma está no cacau utilizado pela marca, um produto genuinamente brasileiro, fino e cultivado por produtores rurais do Sul da Bahia, em uma área com indicação geográfica para cacau, o que agrega ainda mais valor ao produto.

A marca segue o conceito “bean-to-bar”, que significa participar de todo o processo de produção do produto, da seleção das amêndoas de cacau até o processamento em uma fábrica própria, em Divinópolis, Minas Gerais.

“Ao contrário da maior parte dos chocolates industrializados, o nosso é muito puro, produzido com pouquíssimos ingredientes. Hoje, utilizamos apenas quatro: nibs e manteiga de cacau, maltitol e lecitina de soja. A maioria tem mais de dez. Valorizamos as características do fruto, por isso, usamos uma torra leve da amêndoa para manter o sabor do cacau”, afirma Iana.  

Além disso, a empresária diz que empresa compra a matéria-prima apenas de produtores rurais com certificados, válidos no Brasil e no exterior, que atestam a sustentabilidade da produção e as condições de trabalho dos colaboradores. “Olhamos a cadeia de ponta a ponta para levar o melhor para o nosso consumidor”, finaliza Iana.

Sobre a Moriah Asset

A Moriah Asset é uma empresa de investimento brasileira, com foco nos mercados de saúde e bem-estar (wellness) e de mídia. No Brasil, o mercado de wellness já movimenta cerca de R$ 430 bilhões por ano e está entre os 11 mais representativos do mundo. Desde que foi criada, em 2019, a Moriah Asset já investiu em empresas como Les Cinq, Desinchá, Smoov, Naturanic, FOONE, Bee, em lojas da Frutaria SP, Empório Frutaria e Nectar. A asset tem como foco o investimento em empresas dinâmicas e inovadoras, com grande potencial de geração de sinergias e de crescimento neste segmento. Sua tese de expansão está ancorada em mudanças comportamentais da população em direção a hábitos e estilos de vida mais saudáveis e na necessidade das marcas do setor de receberem fortes investimentos em marketing.

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